Leonardo Finkler foi campeão da prova de resistência do Campeonato Pan-Americano de Ciclismo de Estrada e Pista Júnior, disputado no México, neste domingo (6). A prova encerrou o campeonato, que reuniu as maiores promessas do ciclismo no continente americano.
Os ciclistas da seleção brasileira masculina fizeram uma prova agressiva desde o início, sempre procurando o domínio da competição. Após vários ataques com o grupo impondo um ritmo muito alto, cinco atletas conseguiram se destacar, entre eles Finkler, que no sábado marcou o melhor tempo da seleção na prova contrarrelógio (6º lugar).
Durante o revezamento entre os líderes, Finkler já se posicionava como um dos favoritos e foi decisivo no último quilômetro, em que acabou suprimindo completamente a tática da seleção mexicana que contava com dois atletas no primeiro grupo. Após 114 quilômetros, Leonardo Finkler arrancou forte nos últimos 300 metros para a chegada, que aconteceu em uma subida de 8,5% de inclinação, e comemorou a medalha de ouro com o tempo de 2h51min12s. O paraguaio Jose Wilfrido ficou com a prata e Fernando Islas com o bronze. A equipe masculina ainda contou com Wolfgang Hipólito, conquistando a 15ª colocação e Bruno Martins, na 24ª posição.
“É indescritível esse momento. Ainda não caiu completamente a ficha mas tenho certeza que jamais vou esquecer essa vitória. Parabenizo também todos os companheiros de equipe que fizeram um excelente trabalho e a comissão que não deixou faltar nada para que pudéssemos chegar em boas condições na competição”, declarou Leonardo Finkler.
Na prova feminina, a brasileira Marcella Sodre completou o percurso de 65 quilômetros na 24ª colocação. Giovana Montanino teve problemas mecânicos e não completou a prova. O pódio foi dominado pela equipe colombiana que conquistou uma dobradinha com as ciclistas Daniela Atehortua e Laura Castillo, primeira e segunda, respectivamente. A mexicana Andrea Ramirez conquistou o bronze.
O técnico da seleção, Emerson Silva, destacou a união do grupo brasileiro e o alto nível técnico da competição. “Tivemos uma prova de alto nível neste domingo com um percurso bastante seletivo que acabou pegando todos de surpresa. O Finkler fez uma prova impecável, está de parabéns. Os demais atletas da seleção também merecem os parabéns pela postura dentro da corrida, sempre muito ativos e unidos em todos os momentos. O período que ficamos concentrados em Indaiatuba foi fundamental para alcançarmos essa evolução e chegarmos a vitória”, destacou Emerson.
A seleção brasileira participou do Campeonato Pan-Americano representada por nove ciclistas: Brendo Morais Santos, Bruno Campos de Sá Pinto, Bruno Luiz Biberg Martins, Leonardo Henrique Finkler, Renan Izzo, Vinicius do Nascimento Gussolli, Wolfgang Felipe Hipolito, Giovanna Montanino e Marcella Silva Sodre Pereira. O grupo foi comandado pelo técnico Emerson Silva, que contou com o apoio do assistente técnico Armando Camargo, o fisioterapeuta Jivago Salinet e o mecânico Eduardo Oliveira.