Com dobradinha no pódio, a equipe dinamarquesa Bigla Pro Cycling foi a verdadeira estrela da oitava etapa do 30º Giro Rosa Iccrea, realizada nesta sexta-feira (12). A britânica Elizabeth Banks ficou com a vitória na etapa que saiu de Vittorio Veneto e chegou até Maniago, com cerca de 133.3 km de distância. A companheira de Biglia, Leah Thomas, dos Estados Unidos, chegou em segundo lugar, enquanto a italiana Soraya Paladin, da Cipollini, ficou em terceira.
E para o dia da Bigla ficar mais especial ainda, o principal patrocinador formalizou a prorrogação do contrato para mais uma temporada.
8ª etapa
A etapa a partir de Vittorio Veneto foi a mais longa do Giro Rosa Iccrea 2019 com seus 133 km. As fugas inicialmente tiveram pouco espaço, só uma extensão de Ana Covrig, que permitiu que a campeã nacional da Romênia faturasse a primeira meta de montanha.
A disputa seguiu forte até a segunda meta de montanha da etapa, onde a camisa rosa de Annemiek Van Vleuten (Mitchelton-Scott) conseguiu abrir quase 30 segundos de vantagem, mas foi rapidamente alcançada pelo grupo.
A grande fuga da da oitava etapa do 30º Giro Rosa começou antes de iniciar a ascensão de Clauzetto (3º grupo de montanhas) e inclui a italiana Alice Maria Arzuffi (Valcar – Cylance), a também italiana Soraya Paladin (Alé – Cipollini), a norte-americana Ruth Winder (Trek – Segafredo ), a holandesa Rooijakkers (CCC-Liv), a australiana Shara Gillow (FDJ – Nouvelle Aquitaine – Futuroscope), a polaca Malgorzata Jasinska (Movistar Team), a alemã Katrin Hammes (WNT Rotor), a abelga Sofie De Vuyst ( Parkhotel – Valkenburg) e as duas atletas da Bigla, Elizabeth Banks e Leah Thomas.
A vantagem da fuga parece desaparecer a cerca de 30 km do final, mas, de repente, o grupo da camisa Rosa desacelera e esquece da fuga: a vantagem aumenta e alcança dois minutos.
A menos de 10 km da chegada, Banks ataca na fuga, que graças à excelente equipe do Bigla, consegue ganhar a vantagem necessária para vencer o estágio na linha de chegada na Piazza Italia, em Maniago.
Atrás dela, uma queda envolve Wiles e Arzuffi no último quilômetro, enquanto a companheira de equipe de Elizabeth Banks, Leah Thomas, derrota Soraya Paladin no segundo lugar.
O grupo da camisa Rosa chegou com quase três minutos de atraso. Mesmo assim, Annemiek Van Vleuten segue líder do Giro.
Amanhã aguarda-se a penúltima etapa, de Gemona del Friuli a Chiusaforte / Malga Montasio: 125,5 km, com picos de gradiente máximo de 20%.
ORDEM DE CHEGADA DA 8ª ETAPA
1. Elizabeth Banks
2. Leah Thomas
3. Soraya Paladino
4. Malgorzata Jasinska
5. Sofie De Vuyst
6. Kathryn Hammes
7. Paulina Rooijakkers
8. Shara Gillow
9. Ruth Winder
10. Alice Maria Arzuffi
CLASSIFICAÇÃO GERAL APÓS A 8ª ETAPA
1. Annemiek Van Vleuten 18h43’01 ”
2. Anna Van der Breggen + 4’11 ‘ ‘
3. Katarzyna Niewiadoma + 4’26’ ‘
4. Lucinda Brand + 5’26’ ‘
5. Amanda Spratt + 5’33’ ‘
6. Elisa Longo Borghini + 5’46’ ‘
7. Soraya Paladino + 6’06 ”
8. Katharine Hall +6″23 ”
9. Ashleigh Moolman – Pasio + 6’42 ”
10. Erica Magnaldi + 6’49 ”
CAMISAS APÓS OITO ETAPAS
Rosa (ICCREA Banking Group): Annemiek Van Vleuten (Mitchelton – Scott)
Vermelha (SMP SELAS): Annemiek Van Vleuten (Mitchelton – Scott)
Verde (Effebiquattro): Annemiek Van Vleuten (Mitchelton – Scott)
Branca (KRU): Juliette Labous (Team SunWeb)
Azul (GSG): Elisa Longo Borghini (Caminhada – Segafredo)