8 5
Siga o OTD

Ciclismo Estrada

Vitor Zucco vence Brasileiro de Ciclismo de Estrada Elite e Sub-23

Jovem revelação do ciclismo brasileiro conquistou o título nacional após uma grande demonstração de força e personalidade

Vitor Zucco ganhou no Campeonato Brasileiro de Ciclismo de Estrada Elite e Sub-23
Destemido e com muita personalidade, foi assim que o jovem ciclista Vitor Zucco, de apenas 21 anos, suprimiu a tática de todos os adversários e surpreendeu os grandes favoritos ao título da prova de resistência masculina do Campeonato Brasileiro de Ciclismo de Estrada Elite e Sub-23, disputado na sexta (30) em Paulínia (SP).

“Poder realizar o campeonato aqui em Paulínia foi uma grande responsabilidade. É um evento grande, com envolvimento de vários setores do governo, além de necessidades técnicas que exigem muito cuidado. Agradeço a CBC pela oportunidade e tenho certeza que juntos fizemos o nosso melhor para conseguir entregar uma competição de alto nível, com a qualidade exigida para a categoria”, destacou Julio Brustolin, coordenador do evento.

A prova de resistência masculina do Campeonato Brasileiro de Ciclismo de Estrada Elite e Sub-23 aconteceu em um circuito de 8,3km. No total, os ciclistas percorreram 21 voltas que somaram 174km. O grupo permaneceu compacto apenas durante os primeiros quilômetros, e poucos foram os atletas que arriscaram a se desgarrar do pelotão principal. As fugas sempre eram rapidamente neutralizadas pelas principais equipes presentes.

Faltando cerca de dez voltas para o final, alguns dos principais favoritos começaram a direcionar o ritmo da corrida. Entre uma escapada e outra, o catarinense Vitor Zucco, que atualmente é radicado nos EUA e defende a equipe CCB Foundation, surgiu como um estreante na fuga de seis atletas que liderava a competição. Após alguns ataques, Vitor resolveu arriscar uma escapada solitária, onde rapidamente conseguiu abrir uma boa vantagem sobre os adversários.

Com essa atitude, Vitor Zucco passou aproximadamente cinco voltas em um verdadeiro teste de contrarrelógio. Aos poucos, viu o sonho de ser campeão nacional se tornar realidade ao avistar a linha de chegada cada vez mais perto, mantendo sempre uma vantagem superior a 1 minuto sobre os atletas perseguidores. A medalha de ouro foi conquistada com o tempo de 4h14min51s. A prata ficou com Alessandro Guimarães, da São Francisco Saúde/Ribeirão Preto, a 1min04s, enquanto o bronze ficou com Alex Correa, da Topazza Team, com o mesmo tempo.

Nos metros finais, bastante emocionado, Vitor Zucco fez questão de cruzar a linha de chegada da prova de resistência masculina com a bicicleta nos braços, demonstrando um ato de pura alegria e satisfação, que foi reverenciado com uma salva de palmas pelo público presente e principalmente pelos seus país, que vibraram do início ao fim com o primeiro título nacional do filho.

“Eu mesmo acabei ficando surpreso com o desenrolar da prova, mas depois de ter tomado a decisão de atacar eu não poderia voltar atrás. Cruzei a linha de chegada bastante emocionado, essa foi a primeira vez que eu estava vendo meus país esse ano, e receber o apoio deles durante todas as voltas me deu a energia necessária para conseguir alcançar esse resultado”, comentou Vitor Zucco.

Na Sub23, Pedro Guilherme Rossi, da equipe Clube Maringaense de Ciclismo, conquistou a medalha de prata, enquanto Samuel Stachera, do Rio de Janeiro Cycling Team, completou o pódio com o bronze no Brasileiro de Ciclismo de Estrada.

Classificação Brasileiro de Ciclismo de Estrada

+ PROVA DE RESISTÊNCIA MASCULINA

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, os Olímpicos de Paris, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e de Santiago

Mais em Ciclismo Estrada