Lucca Marques cravou seu nome na história do ciclismo de pista do Brasil nesta sexta-feira (23). O atleta, de 18 anos, conquistou a medalha de prata e sagrou-se vice-campeão do Campeonato Mundial Júnior na prova de corrida por pontos, evento que não faz parte do programa olímpico. A competição está sendo disputada em Luoyang, na China, e o brasileiro ficou atrás apenas do belga Nicolas Aernouts. O britânico Finlay Tarling completou o pódio.
- Carol Meligeni estreia com vitória em outro W35 de Buenos Aires
- LBF divulga clubes participantes da temporada 2025
- Laura Pigossi cai para tcheca na estreia do W100 de Bengaluru
- Fim para o Brasil dos Jogos Mundiais Universitários de Inverno
- Gutão encerra campanha nas quartas do AusOpen Juvenil
Campanha da conquista
Lucca iniciou sua campanha na prova de corrida por pontos disputando a segunda bateria qualificatória. Dos 15 integrantes, os três últimos colocados foram eliminados, desta forma, ele se classificou ao finalizar na 11ª posição. Na disputa por medalhas no Mundial Júnior de ciclismo de pista, o brasileiro melhorou seu desempenho e somou 23 pontos, oito a menos que o novo campeão do mundo e três a mais que o medalhista de bronze. O feito não foi inédito, já que Mauro Ribeiro venceu a mesma prova na edição de 1982. Mauro também é o único brasileiro que venceu uma etapa do Tour de France.
+ SIGA O CANAL DO OTD NO WHATSAPP
Antes de subir ao pódio nesta sexta-feira (23), Lucca já tinha competido na prova Scratch no dia anterior e terminado na 14ª colocação. A participação dele no Mundial Júnior de ciclismo de pista continua neste sábado (24) e também no domingo (25). O próximo desafio do brasileiro será na Omnium, prova que integra o programa olímpico, e, em seguida, para finalizar sua participação, ele disputa a Elimination, a corrida de eliminação.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
A corrida por pontos já chegou a fazer parte dos Jogos Olímpicos, mas, em Paris-2024, as provas disputadas foram Keirin, Omnium, Sprint, Madison, perseguição em equipe e sprint em equipe, sendo todas elas no masculino e feminino. Lucca aparece como esperança para o Brasil em Los Angeles-2028. O país não classifica atletas para a Olimpíada no ciclismo de pista desde a edição Rio-2016.