É ouro para o Brasil! Lauro Chaman conquistou a medalha de ouro na perseguição individual 4.000m das classes C4-5 nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago-2023. É seu segundo título consecutivo na prova de ciclismo de pista, repetindo o desempenho de Lima-2019. Na final, ele superou o colombiano Carlos Villanueva. Ainda nesta sexta-feira (24), Bianca Canovas ainda conquistou um bronze no contrarrelógio 1.000m da classe B.
- Crescenzi marca 23 pontos e amplia série invicta do Paulistano
- Grêmio bate Athletico e se aproxima de final da Ladies Cup
- Com Léo Lukas MVP, Guarulhos supera time goiano na Superliga
- Sifontes anota 37 pontos e Botafogo vence na prorrogação
- Sport perde pênalti e fica no empate no Brasil Ladies Cup
Um dos grandes nomes do ciclismo brasileiro, Lauro Chaman teve um desempenho irretocável para conquistar mais um ouro. Ele teve o melhor tempo da qualificatória, marcando 4min30s040, quase sete segundos a frente do segundo colocado, e se garantiu na final. Já na decisão, encarou Carlos Villanueva e ganhou com sete segundos e meio a frente do adversário. Luiz Grizante também competiu, mas terminou em quarto lugar.
Esta foi a sétima medalha de Lauro Chaman em Jogos Parapan-Americanos, a segunda na perseguição individual, repetindo o ouro que conquistou em Lima-2019. Em Santiago-2023, ele também faturou uma prata no contrarrelógio do ciclismo de estrada. Além disso, o atleta de 36 anos também acumula duas medalhas paralímpicas na Rio-2016, além de três bronzes no Mundial deste ano.
Bianca Canovas leva segundo bronze
Bianca Canovas conquistou seu segundo bronze no Parapan, agora no contrarrelógio 1.000m da classe B (atletas cegos). Tendo Nicolle Wendy como guia, ela marcou o tempo de 1min17s706, ficando atrás da estadunidense Hannah Chadwick-Dias (1min12s265, recorde parapan-americano) e da argentina Maria Quiroga (1min13s431). Bianca e Nicolle já haviam medalhado na perseguição individual 3.000m, no dia anterior.
Quem também buscava sua segunda medalha no ciclismo de pista em Santiago-2023 era Sabrina Custódia, mas diferente da compatriota, ela não obteve êxito. Sabrina ficou em quarto lugar na perseguição individual 3.000m das classes C1-3, ao perder a disputa de terceiro lugar para a colombiana Paula Perez por quase oito segundos de diferença. Outras duas brasileiras competiram: Amanda Paiva foi a sexta colocada, enquanto Victoria Camargo ficou em sétimo.