A primeira etapa da Taça Brasil de Pista 2023 foi realizada no último final de semana, em Maringá, no Paraná. Foram três dias de muita competição para abrir o calendário nacional do ciclismo pista, reunindo mais de 120 ciclistas distribuídos nas categorias Júnior, Elite, Sub-23, Paraciclismo e Open.
+ Vinicius Rangel fica em 119º na prova Clássica de Almería
Neste domingo, foram definidos os campeões das provas Keirin masculino e feminino, Madison masculino, Omnium feminino e Perseguição Individual do Paraciclismo. Os primeiros colocados de cada prova somaram pontos importantes no ranking nacional.
Na Omnium feminino, Alice Melo, da ABEC Rio Claro, dominou a prova de ponta a ponta e, após quatro corridas, comemorou a vitória invicta com 195 pontos. O Clube Maringaense de Ciclismo completou o pódio com Ana Paula Casetta (127 pts) e Amanda Kunkel (119 pts), segunda e terceira colocadas.
A Keirin, na Elite, foi vencida pelos velocistas João Vitor e Wellyda Rodrigues. Já no paraciclismo, os campeões da Perseguição Individual foram Edson Jorge (MC2) e André Carneiro (MC4).
E entre as novas promessas da categoria Júnior, destaque absoluto para a equipe da Prefeitura Municipal de Rolândia, que marcou presença em todos os pódios, inclusive conquistando as três primeiras posições da Keirin.
Disputada em categoria única, com atletas da Elite e Junior, a prova Madison proporcionou momentos de muita técnica e disputas acirradas. A dupla formada por Ricardo Dalamaria e Samuel Stachera (93 pts), da equipe Só Pedal, conquistou a primeira colocação. Eles foram seguidos pelos jovens atletas da categoria Junior, Sérgio Batista e Matheus Constantino (55 pts), que representam a Prefeitura Municipal de Rolândia. João Casetta e Diogo Maia (28 pts) ficaram na terceira colocação.
Primeiro dia
A Taça Brasil de Ciclismo de Pista começou na sexta-feira (10). Os atletas iniciaram pelas classificatórias de Velocidade Individual e definiram as primeiras medalhas na Eliminação das categorias Junior feminino e masculino, e Elite Feminino. A Eliminação da Elite Feminino foi o grande destaque do dia. Wellyda Rodrigues (ABEC Rio Claro) venceu, seguida de perto pela sua companheira de equipe Nicolle Borges, atual campeã brasileira da prova. Gisele Gasparotto (Lulu 5 Team), completou o pódio.
“Estamos muito felizes com o resultado. A prova de Eliminação não permite trabalho em equipe, então tivemos que competir cada uma por sí, mas fizemos uma prova limpa e acabou tudo dando certo. Todas as atletas estão de parabéns, tinham muitas atletas competindo e isso é ótimo para o ciclismo continuar evoluindo”, destacou Wellyda Rodrigues.
Na categoria júnior, os vencedores da prova de Eliminação foram Catharine Vieira e Sérgio Batista, ambos representantes da Prefeitura Municipal de Rolândia.
Segundo dia
No segundo dia da Taça Brasil de Ciclismo de Pista, a programação teve as provas Omnium masculino, Madison feminino, Eliminação masculino, Contrarrelógio de paraciclismo, além das finais da Velocidade Individual. Nesta última, João Vitor (Santos Cycling Team/Fupes) disputou o ouro contra o experiente Flávio Cipriano (TCT Taubaté) e venceu por 2 a 1 a melhor de três. Daniel Brito (Santos Cycling Team/Fupes) ficou em terceiro.
“Primeiro eu gostaria de agradecer a toda organização e a CBC por estar proporcionando a nossa disciplina ter um calendário de provas e isso é fundamental para continuarmos evoluindo. Sobre a prova de velocidade, sabemos da qualidade de todos os adversários, não podemos subestimar ninguém, mas a vontade de vencer falou mais alto e fiz o meu melhor sem medo de perder. Estou muito feliz com mais esse título”, declarou João Vitor.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
A equipe Santos Cycling Team/Fupes, também levou a melhor na Velocidade Individual feminina com a ciclista Maria Tereza Muller ganhando todos os confrontos. Gisele Gasparotto (Lulu 5 Team) conquistou a segunda colocação e Isabela Schuster foi bronze.
Elite na pista
No masculino, a categoria Elite disputou a Omnium. Cristian Egídio (TCT Taubaté) dominou e garantiu a medalha de ouro com 230 pontos. Samuel Stachera (Só Pedal) somou 181 pontos e levou a prata. O bronze ficou com Raul Estevinho com 124 pontos. A Elite feminina pedalou a Madison e a dupla Alice Melo e Wellyda Rodrigues (ABEC Rio Claro) comemorou a primeira colocação com 61 pontos. Amanda Kunkel e Ana Paula Casetta (Clube Maringaense de Ciclismo) conquistaram a segunda colocação, seguidas por Camila Aliperti e Gisele Gasparotto (Lulu 5 Team).