Siga o OTD

Ciclismo de Pista

Taça Brasil define primeiros campeões do ano em Maringá

1ª etapa da Taça Brasil de Pista, em Maringá, coroa os primeiros campeões de 2023

Taça Brasil de Ciclismo de Pista
(Wesley Kestrel/CBC)

A primeira etapa da Taça Brasil de Pista 2023 foi realizada no último final de semana, em Maringá, no Paraná. Foram três dias de muita competição para abrir o calendário nacional do ciclismo pista, reunindo mais de 120 ciclistas distribuídos nas categorias Júnior, Elite, Sub-23, Paraciclismo e Open.

+ Vinicius Rangel fica em 119º na prova Clássica de Almería

Neste domingo, foram definidos os campeões das provas Keirin masculino e feminino, Madison masculino, Omnium feminino e Perseguição Individual do Paraciclismo. Os primeiros colocados de cada prova somaram pontos importantes no ranking nacional.

Alice Melo Taça Brasil de ciclismo pista
Alice Melo (Foto: Wesley Krestel/CBC)

Na Omnium feminino, Alice Melo, da ABEC Rio Claro, dominou a prova de ponta a ponta e, após quatro corridas, comemorou a vitória invicta com 195 pontos. O Clube Maringaense de Ciclismo completou o pódio com Ana Paula Casetta (127 pts) e Amanda Kunkel (119 pts), segunda e terceira colocadas.

A Keirin, na Elite, foi vencida pelos velocistas João Vitor e Wellyda Rodrigues. Já no paraciclismo, os campeões da Perseguição Individual foram Edson Jorge (MC2) e André Carneiro (MC4).

E entre as novas promessas da categoria Júnior, destaque absoluto para a equipe da Prefeitura Municipal de Rolândia, que marcou presença em todos os pódios, inclusive conquistando as três primeiras posições da Keirin.

Taça Brasil de Ciclismo de Pista
(Wesley Kestrel/CBC)

Disputada em categoria única, com atletas da Elite e Junior, a prova Madison proporcionou momentos de muita técnica e disputas acirradas. A dupla formada por Ricardo Dalamaria e Samuel Stachera (93 pts), da equipe Só Pedal, conquistou a primeira colocação. Eles foram seguidos pelos jovens atletas da categoria Junior, Sérgio Batista e Matheus Constantino (55 pts), que representam a Prefeitura Municipal de Rolândia. João Casetta e Diogo Maia (28 pts) ficaram na terceira colocação.

Primeiro dia

A Taça Brasil de Ciclismo de Pista começou na sexta-feira (10). Os atletas iniciaram pelas classificatórias de Velocidade Individual e definiram as primeiras medalhas na Eliminação das categorias Junior feminino e masculino, e Elite Feminino. A Eliminação da Elite Feminino foi o grande destaque do dia. Wellyda Rodrigues (ABEC Rio Claro) venceu, seguida de perto pela sua companheira de equipe Nicolle Borges, atual campeã brasileira da prova. Gisele Gasparotto (Lulu 5 Team), completou o pódio.

Nicole Borges e Wellyda Rodrigues
Nicole Borges e Wellyda Rodrigues (Foto: Wesley Krestel/CBC)

“Estamos muito felizes com o resultado. A prova de Eliminação não permite trabalho em equipe, então tivemos que competir cada uma por sí, mas fizemos uma prova limpa e acabou tudo dando certo. Todas as atletas estão de parabéns, tinham muitas atletas competindo e isso é ótimo para o ciclismo continuar evoluindo”, destacou Wellyda Rodrigues.

Na categoria júnior, os vencedores da prova de Eliminação foram Catharine Vieira e Sérgio Batista, ambos representantes da Prefeitura Municipal de Rolândia.

Segundo dia

No segundo dia da Taça Brasil de Ciclismo de Pista, a programação teve as provas Omnium masculino, Madison feminino, Eliminação masculino, Contrarrelógio de paraciclismo, além das finais da Velocidade Individual. Nesta última, João Vitor (Santos Cycling Team/Fupes) disputou o ouro contra o experiente Flávio Cipriano (TCT Taubaté) e venceu por 2 a 1 a melhor de três. Daniel Brito (Santos Cycling Team/Fupes) ficou em terceiro.

João Vitor e Flavio Cipriano
João Vitor e Flavio Cipriano (Foto: Wesley Krestel/CBC)

“Primeiro eu gostaria de agradecer a toda organização e a CBC por estar proporcionando a nossa disciplina ter um calendário de provas e isso é fundamental para continuarmos evoluindo. Sobre a prova de velocidade, sabemos da qualidade de todos os adversários, não podemos subestimar ninguém, mas a vontade de vencer falou mais alto e fiz o meu melhor sem medo de perder. Estou muito feliz com mais esse título”, declarou João Vitor.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

A equipe Santos Cycling Team/Fupes, também levou a melhor na Velocidade Individual feminina com a ciclista Maria Tereza Muller ganhando todos os confrontos. Gisele Gasparotto (Lulu 5 Team) conquistou a segunda colocação e Isabela Schuster foi bronze.

Elite na pista

No masculino, a categoria Elite disputou a Omnium. Cristian Egídio (TCT Taubaté) dominou e garantiu a medalha de ouro com 230 pontos. Samuel Stachera (Só Pedal) somou 181 pontos e levou a prata. O bronze ficou com Raul Estevinho com 124 pontos. A Elite feminina pedalou a Madison e a dupla Alice Melo e Wellyda Rodrigues (ABEC Rio Claro) comemorou a primeira colocação com 61 pontos. Amanda Kunkel e Ana Paula Casetta (Clube Maringaense de Ciclismo) conquistaram a segunda colocação, seguidas por Camila Aliperti e Gisele Gasparotto (Lulu 5 Team).

Mais em Ciclismo de Pista