A partir do próximo domingo (2), atletas do Ciclismo de Pista masculino e feminino entram na disputa pelo título do Campeonato Brasileiro, no Velódromo Municipal de Indaiatuba, em São Paulo. O evento, que também soma pontos para o ranking mundial, segue até sábado (8), reunindo atletas do ciclismo olímpicos e paralímpico distribuídos em mais de dez categorias oficiais.
Os ciclistas das categorias de base (Infanto-juvenil, Juvenil e Junior) iniciam os treinamentos livres no sábado (1). As provas começam no domingo e seguem até terça-feira. Na quarta, será aberto o treinamento das categorias Elite/Sub-23 e Paraciclismo. A programação completa pode ser acessada aqui.
Um dos destaques na competição será a presença dos velocistas da seleção brasileira. Recentemente o grupo conquistou a medalha de bronze no Campeonato Pan-Americano de Aguascalientes e chega motivada para a disputa do Brasileiro.
Para Kacio Freitas, atualmente o brasileiro melhor posicionado no ranking UCI, o campeonato é sempre uma referência para a nova e antiga geração. “O brasileiro é sempre uma referência para o nosso planejamento. Treinamos praticamente o ano inteiro pensando nessa prova. Atualmente estou competindo fora do país e estarei chegando poucos dias antes da competição para brigar mais uma vez pelo título”, declarou o atleta.
Provas do Campeonato Brasileiro de Ciclismo de Pista
O principal torneio da temporada em Indaiatuba terá a realização de dez provas. A organização irá priorizar as seis provas do programa olímpico: Perseguição Por Equipes (Team Pursuit), Velocidade por Equipes (Team Sprint), Keirin, Velocidade (Sprint), Madison e Omnium.
As provas de Perseguição Individual (Individual Pursuit), 1 KM / 500m Contrarrelógio, Scratch e Pontos (Points Race), apesar de estarem inscritas na programação de algumas categorias, poderão sofrer alterações ou até exclusão da programação em casos específicos ou de força maior.