Julia Constantino fez barba, cabelo e bigode na edição 2018 dos Jogos Escolares da Juventude. Medalha de ouro nos 500m e na prova por pontos, ela voltou a subir no alto do pódio da categoria 15 a 17 anos. Aluna do Colégio Olimpus, de Arapongas (PR), Julia venceu a prova de resistência. Esta é considerada a mais dura da maior competição escolar do país.
“Foi uma prova muito dura. Estava quente demais e com muito vento. As adversárias imprimiram um ritmo forte e chegou uma hora que eu achei que não ia conseguir acompanhar. Mas sempre que a chegada se aproxima eu tiro forças não sei de onde e dessa vez aconteceu a mesma coisa. Assumi a liderança e conquistei mais uma vitória”, disse Julia.
Assim, ela soma agora nove medalhas nos Jogos Escolares. Em 2016, ainda na categoria 12 a 14 anos, a jovem ciclista conquistou uma de ouro e duas de prata. Em 2017, em sua estreia no evento de 15 a 17 anos, venceu a prova por pontos e ficou em segundo tanto nos 500m quanto na de resistência.
Parceria com técnico de Gideoni Monteiro e opção pelo Ciclismo de Pista
O ano de 2018 significa mudança na vida da jovem atleta de 16 anos. “Esse é um ano de mudança pra mim. Depois do Brasileiro de Estrada, em junho, em Maringá, eu troquei de técnico e passei a ser treinada pelo Emerson Silva, técnico da seleção brasileira de ciclismo de pista, o mesmo do Gideoni Monteiro (bronze nos Jogos Pan-americanos Toronto 2015 e atleta olímpico). Minha vontade agora é me especializar na pista”, afirmou.
Semana passada, ela sagrou-se campeã paranaense no ciclismo de pista. Portanto, no mês de dezembro vai disputar o Campeonato Brasileiro da modalidade, em Indaiatuba (SP).