Depois de ficar de fora do Campeonato Brasileiro por causa de uma lesão nas costas sentida no aquecimento, momentos antes da competição começar, Renato Rezende volta às pistas nesta sexta-feira na disputa do Campeonato Pan-Americano de BMX, em Medellín, na Colômbia. Além dele, o Brasil terá como representantes Anderson Ezequiel, o Andinho, medalha de bronze no último Mundial, e Bruno Cogo, no masculino, e Priscilla Stevaux, no feminino. Na categoria júnior, vão competir Victor Hugo Kurtz e Maitê Barreto.
“Vai ser uma competição internacional muito forte: Argentina, Colômbia, Equador, Brasil, Chile… Vai ser um nível muito parecido com o de uma Copa do Mundo”, acredita Renato Rezende, que garante estar completamente recuperado da lesão que o afastou do Campeonato Brasileiro, que foi vencido por Anderson Ezequiel.
“Tive essa lesão na coluna, que é uma lesão que eu tenho desde 2012 e que voltou a dar um sustinho. Mas já passou. É uma lesão que eu já tenho e às vezes me dói um pouquinho, mas dessa vez foi pior. Passei pelo médico, tratei e já sei tudo o que eu preciso fazer para que não aconteça mais”, garantiu o ciclista, que representou o Brasil nas Olimpíadas de 2012 e 2016.
A programação marca o início do Campeonato Pan-Americano de BMX para às 20h desta sexta-feira (horário de Brasília). Trata-se de uma competição de nível CC (Campeonato Continental), que vale menos pontos apenas que o Mundial e que as etapas da Copa do Mundo. Apesar disso, Renato Rezende não tem a competição como foco. Para ele, trata-se de uma preparação visando as competições que farão parte da classificação para a Olimpíada de Tóquio.
“O Pan ainda não vale para o ranking olímpico, então ainda não é uma prova alvo, que eu estou treinando para ela. A prova alvo vai ser a Copa do Mundo da Argentina (29 e 30 de setembro), que é quando começa o ciclo olímpico. Então é somar pontos importanes nessa competição e, principalmente, evitar acidentes. Às vezes voltar sem uma vitória, mas voltar inteiro é mais importante para começar bem o ciclo olímpico”, acredita o atleta.
No dia seguinte ao Campeonato Pan-Americano de BMX, Renato Rezende e os atletas da Seleção Brasileira disputam, também em Medellín, a Copa Latino-Americana, também com largada marcada para as 20h no horário de Brasília.