Gustavo Oliveira, o “Bala Loka”, está cada vez mais próximo de conquistar uma inédita vaga olímpica para o ciclismo BMX freestyle park brasileiro. Ele teve uma grande apresentação nesta sexta-feira (21), marcou 87.97, e avançou à final do OQS de Budapeste com a segunda maior média da competição. Seis cotas para Paris-2024 estão em jogo no evento.
- Praia Clube passa fácil pelo Maringá na Superliga Feminina
- Osasco x Pinheiros – Superliga: quando e onde assistir
- Minas Tênis Clube x Brasília – Superliga: quando e onde assistir
- Luana Silva recebe wildcard para a temporada 2025 da WSL
- Com João Fonseca e Zverev, Rio Open 2025 divulga participantes
Bala Loka foi muito bem em suas duas voltas da eliminatória, o que o ajudou a ter uma média alta. Primeiro, ele anotou 88.36, a segunda maior nota da rodada de abertura. Em seguida, fez 87.58, também a segunda maior nota da rodada final entre os 24 atletas participantes. O paulista ficou com média de 87.97 e terminou na segunda colocação geral.
O estadunidense Marcus Christopher foi o líder da classificação, com média de 89.04, ao anotar 91.00 e 87.09 em suas duas voltas. O francês Anthony Jeanjean ficou em terceiro lugar, com 86.59. Dos 24 atletas, somente os 12 primeiros avançaram à final. O último classificado foi o húngaro Zozo Kempf, com 79.65. Outro brasileiro, Caio Rabisco foi o 19º com 57.01.
Perto da vaga olímpica
O OQS (Série de Qualificação Olímpica, na sigla em inglês) serve como pré-olímpico para o skate, breaking, ciclismo BMX freestyle e escalada esportiva. A competição reúne duas etapas. A primeira ocorreu em Xangai, na China, em maio, e a segunda acontece em Budapeste até domingo (23). No caso do BMX freestyle, seis vagas por gênero estão em jogo.
Bala Loka foi o oitavo colocado em Xangai, garantindo 33 pontos na classificação. Dos atletas que terminaram a sua frente na etapa chinesa, o australiano Logan Martin e o estadunidense Nick Bruce não avançaram à final em Budapeste. Assim, Bala Loka tem boas chances de entrar no top-6 da classificação geral. A final do ciclismo BMX freestyle park masculino no OQS de Budapeste será sábado (22), às 09h.