8 5
Siga o OTD

Ciclismo BMX

Bala Loka avança à final do OQS de Budapeste com 2ª maior nota

Gustavo Bala Loka marca 87.97, fica em segundo lugar na eliminatória e avança à final do OQS Budapeste

Gustavo Bala Loka no ciclismo BMX freestyle park no OQS de Budapeste
(Foto: Alexandre Loureiro/COB)

Gustavo Oliveira, o “Bala Loka”, está cada vez mais próximo de conquistar uma inédita vaga olímpica para o ciclismo BMX freestyle park brasileiro. Ele teve uma grande apresentação nesta sexta-feira (21), marcou 87.97, e avançou à final do OQS de Budapeste com a segunda maior média da competição. Seis cotas para Paris-2024 estão em jogo no evento.

Bala Loka foi muito bem em suas duas voltas da eliminatória, o que o ajudou a ter uma média alta. Primeiro, ele anotou 88.36, a segunda maior nota da rodada de abertura. Em seguida, fez 87.58, também a segunda maior nota da rodada final entre os 24 atletas participantes. O paulista ficou com média de 87.97 e terminou na segunda colocação geral.

O estadunidense Marcus Christopher foi o líder da classificação, com média de 89.04, ao anotar 91.00 e 87.09 em suas duas voltas. O francês Anthony Jeanjean ficou em terceiro lugar, com 86.59. Dos 24 atletas, somente os 12 primeiros avançaram à final. O último classificado foi o húngaro Zozo Kempf, com 79.65. Outro brasileiro, Caio Rabisco foi o 19º com 57.01.

Perto da vaga olímpica

O OQS (Série de Qualificação Olímpica, na sigla em inglês) serve como pré-olímpico para o skate, breaking, ciclismo BMX freestyle e escalada esportiva. A competição reúne duas etapas. A primeira ocorreu em Xangai, na China, em maio, e a segunda acontece em Budapeste até domingo (23). No caso do BMX freestyle, seis vagas por gênero estão em jogo.

Bala Loka foi o oitavo colocado em Xangai, garantindo 33 pontos na classificação. Dos atletas que terminaram a sua frente na etapa chinesa, o australiano Logan Martin e o estadunidense Nick Bruce não avançaram à final em Budapeste. Assim, Bala Loka tem boas chances de entrar no top-6 da classificação geral. A final do ciclismo BMX freestyle park masculino no OQS de Budapeste será sábado (22), às 09h.

Paulistano de 23 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri a Universíade de Chengdu, o Pan de Santiago-2023, a Olimpíada de Paris-2024 e a Paralimpíada de Paris-2024.

Mais em Ciclismo BMX