Disputado em Bogotá, na Colômbia, o Campeonato Pan-Americano de BMX contou com apenas uma representante brasileira na final das categorias elite. Enquanto no masculino ninguém avançou, Priscilla Stevaux disputou a decisão do título feminino, mas acabou sendo atingida por uma bicicleta, sofreu uma queda e terminou apenas na quinta colocação. Bicampeã olímpica em Londres-2012 e Rio-2016, além de prata em Tóquio-2020, Mariana Pajón fez a festa da torcida presente na pista ao conquistar a medalha de ouro.
- Praia Clube passa fácil pelo Maringá na Superliga Feminina
- Osasco x Pinheiros – Superliga: quando e onde assistir
- Minas Tênis Clube x Brasília – Superliga: quando e onde assistir
- Luana Silva recebe wildcard para a temporada 2025 da WSL
- Com João Fonseca e Zverev, Rio Open 2025 divulga participantes
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
A final contou com a presença de quatro competidoras dos Estados Unidos, duas da Colômbia e uma do Equador e do Brasil. Na largada, a americana Payton Ridenour saiu na frente, perseguida por Mariana Pajón, enquanto Priscilla Stevaux arrancou mal e chegou à primeira curva na oitava colocação.
Quedas na primeira curva
Mas foi justamente na primeira curva que a competição mudou completamente. Payton Ridenour, que estava em primeiro, e a colombiana Gabriela Bolle, que estava em quarto, se desequilibraram e caíram. Felicia Stancil, dos Estados Unidos, atropelou a compatriota Payton, e também ficou pelo caminho.
Com as quedas, Priscilla Stevaux, que vinha por dentro, estava assumindo a terceira colocação, mas foi abalrroada pela bicicleta de Payton Ridenour, que atravessou a pista sozinha até atingir a brasileira.
Mariana Pajón campeã
Com quatro ciclistas envolvidas em acidentes, o caminho ficou livre para Mariana Pajón disparar na frente e cruzar a linha de chegada em primeiro lugar. As americanas Lexis Colby, prata, e Daleny Vaughn, bronze, completaram o pódio, enquanto a equatoriana Domenica Azuero terminou em quarto.
Depois de ter sido derrubada pela bicicleta de Payton Ridenour, Priscilla Stevaux se levantou e voltou para a prova, bem atrás das concorrentes, e terminou o Campeonato Pan-Americano de BMX na quinta posição.
Masculino
No masculino, o Brasil esteve representado por dois ciclistas na categoria elite do Campeonato Pan-Americano de BMX. O melhor resultado foi de Guilherme Ribeiro, que terminal em décimo, enquanto Pedro Vinícius de Queiroz foi o 18º. O colombiano Diego Ospina conquistou a medalha de ouro.
Medalha no júnior
A única medalha conquistada pelo Brasil no Campeonato Pan-Americano de BMX veio na categoria júnior. Lucas Moresco Zimmerman faturou a prata ao ficar atrás apenas do argentino Thomas Maturano. Na categoria sub-23, Vicente Garcia terminou em quinto lugar