Os principais atletas brasileiros e destaques do exterior do BMX estilo livre estarão mais uma vez reunidos em São Paulo. Entre os dias 26 e 28 de janeiro, na pista do Caracas Trail, em Carapicuíba-SP, acontecerá a sétima edição do BMX Estilo Livre, um dos grandes eventos do calendário nacional da modalidade e que já se tornou sinônimo de adrenalina, radicalismo e muita técnica. Além disso, as finais do torneio serão transmitidas ao vivo para todo o Brasil na TV Globo, dentro do Esporte Espetacular.
As disputas serão de Dirt Jumping, que é praticado em rampas de terra, com alturas e distâncias variadas. Elas podem ser em rampas únicas, doubles, ou sequências chamadas de trails. As manobras são uma mistura das manobras vistas no vert, com os grandes saltos do bicicross.
- Após Basel, Yuri Mansur conquista mais um prêmio na Europa
- Flamengo atropela o Pinheiros fora de casa pelo NBB
- Marcus Pinto avança nas poules, mas é eliminado no mata-mata
- Luís Britto é vice nas duplas do Challenger de Buenos Aires
- Cauê Miota fica em 28° lugar na Copa América de Skeleton
Atletas brasileiros e estrangeiros, que lutarão pelo título, serão confirmados em breve. No entanto, três nomes de respeito já têm presença garantida. Leandro Overall, vencedor de cinco das seis edições realizadas, Gustavo Balaloka, campeão em 2022, e o estadunidense Anthony Napolitan, um dos destaques mundiais do BMX Estilo Livre.
A programação começará no dia 25, com treinos livres. Logo depois, no dia 26, será a vez dos treinos oficiais, enquanto as sessões classificatórias ficarão para o dia 27, com transmissão dos canais SporTV. Por fim, a final ocorre no domingo (28), reunindo os oito melhores colocados.
Formato da competição
O formato de disputa do evento prevê duas fases, a de qualificação e a final. Na primeira, serão duas voltas, que ao final apontarão os oito mais bem classificados para a fase seguinte. Assim, na decisão, serão três voltas, valendo a média das duas melhores. Em caso de empate, o maior número de resultados expressivos será o desempate. Se mesmo assim continuar igual, a quantidade de manobras em cada rampa definirá o vencedor.
Três jurados fazem a avaliação do BMX Estilo Livre. Estes avaliarão o desempenho dos atletas baseados em cinco critérios de julgamento: estilo, perfeição de execução das manobras, dificuldade de execução das manobras, suavidade e fluidez nos saltos e não pedalar. Além disso, a avaliação leva em conta as manobras executadas com estilo e segurança. O resultado será a média da pontuação dos três juízes, sendo descartadas as notas mais alta e mais baixa.
*Com informações da Comunicação do BMX Estilo Livre 2024