Depois da histórica medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023, Gustavo Batista, o Bala Loka, voltou ao pódio de uma competição internacional no BMX Freestyle Park. Desta vez, ele foi vice-campeão da Copa Conquering, disputada em Córdoba, na Argentina, no último domingo (12). Entre as mulheres, Eduarda Bordignon foi bronze.
- Bia Haddad perde e é eliminada do Australian Open no simples
- Eduardo Strapasson é top-10 no Mundial Júnior de Skeleton
- Promessas brasileiras estreiam no Australian Open Juvenil
- Kauê pega 3 pênaltis e salva o Corinthians na Copinha
- Luana Silva faz história com título do Mundial Júnior de Surfe
Bala Loka teve um belo desempenho na final para ficar na segunda colocação. E o título não veio por pouco. Ele marcou 82 pontos cravados, apenas 0.90 atrás do argentino José Torres, que foi o vencedor. Torres também foi o medalhista de ouro no Pan de Santiago, há menos de dez dias. A terceira colocação na Copa Conquering ficou com o mexicano Kevin Peraza, com 78.17 pontos.
Com a boa colocação, Bala Loka garantiu 160 pontos no ranking mundial. Apesar disso, ele perdeu uma posição, já que José Torres ganhou 200 e o ultrapassou. Assim, o brasileiro aparece em nono lugar, com 3210 pontos acumulados. Vale lembrar que Bala Loka foi o décimo colocado no último Mundial de BMX Freestyle Park, realizado em agosto. Dessa forma, ele está na luta por uma vaga olímpica em Paris-2024.
Ainda em Córdoba, Eduarda Bordignon terminou na terceira colocação na Copa Conquering. Ela marcou 49.33 pontos na final, ficando atrás da argentina Analia Zacarias (52.53) e da chilena Macarena Perez (51.17). Duda Prenso, como a brasileira é conhecida, ganhou 130 pontos no ranking mundial, mas permanece em 26º lugar.