A Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) anunciou nesta segunda-feira (28) a convocação para os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023, que acontecerão entre 20 de outubro e 5 de novembro. A lista conta com 22 atletas, entre as modalidades BMX Freestyle, BMX Racing, estrada, mountain bike e pista.
- Rio e Niterói oficializam candidatura aos Jogos Pan de 2031
- Emanuel Rego é indicado ao cargo de Diretor Geral do COB
- Dueto do nado artístico questiona escolhas da confederação
- Goiás bate São José e soma terceira vitória na Superliga
- São Paulo fecha o calendário 2024 com o SLS Super Crown
Ao contrário de outras modalidades, os Jogos Pan-Americanos não distribuirá vagas olímpicas diretas para Paris-2024 no ciclismo. Apesar disso, as disputas do Pan contarão pontos para os rankings mundiais da modalidade, principal meio de obtenção de classificação para a Olimpíada da capital francesa, que ocorrerá no próximo ano.
Depois de não ter representantes no Mundial de Ciclismo de Glasgow, o Brasil contará com oito atletas nas disputas da pista no Pan, a maior quantidade do país entre as disciplinas da modalidade. Integram a lista: Alice Melo, Wellyda Rodrigues, Carolina Nascimento, Talita Luz e Ana Paula Caseta entre as mulheres, enquanto Armando Filho, Kácio Freitas (bronze em Toronto-2015) e João Vitor da Silva entre os homens.
Atletas olímpicas convocadas
Por outro lado, no BMX Racing, mountain bike e estrada, o país contará com quatro representantes, sendo dois homens e duas mulheres. Destaque para o BMX Racing Feminino, que terá a presença de Priscilla Stevaux, atleta que esteve em Tóquio-2020, e Paola Reis, que foi campeã pan-americana há alguns meses e assegurou vaga para o Brasil em Paris-2024. Paola, aliás, foi prata no Pan de Lima-2019.
Outra atleta olímpica convocada para os Jogos Pan-Americanos é Raiza Goulão, que disputou a Rio-2016 no ciclismo mountain bike. Assim, com sua experiência, ela será uma das líderes de seus companheiros Karen Olimpio, Ulan Galisnki e José Gabriel Marques nas disputas da disciplina. Henrique Avancini, ex-número um do mundo, anunciou sua aposentadoria na última semana e, por isso, não estará em Santiago.
Por fim, no BMX Freestyle, que aparece no programa dos Jogos Pan-Americanos pela segunda vez, o Brasil contará com a participação de dois atletas. Gustavo Oliveira, o “Balaloka”, representará o país no masculino, enquanto Eduarda Bordignon estará no feminino. Apesar de ser estreante, Balaloka chega com altas expectativas no Pan, após ter sido top-10 no Mundial.
Convocação dos Jogos Pan-Americanos Santiago-2023:
BMX Freestyle
Eduarda Bordignon
Gustavo Batista de Oliveira
BMX Racing
Paola Reis Santos
Priscilla Andreia Stevaux Carnaval
Bruno Andrade Cogo
Pedro Vinicius Santos Medeiros de Queiroz
Estrada
Ana Vitoria Gouvea Vieira Almeida Magalhães (Tota)
Ana Paula Polegatch
Vinicius Rangel Costa
Nicolas Mariotto Sessler
Mountain Bike
Raiza Goulão Henrique
Karen Fernandes Olimpio
Ulan Bastos Galinski
José Gabriel Marques
Pista
Alice Tamirys Leite de Melo
Wellyda Regisleyne dos Santos Rodrigues
Carolina Barbosa Alves do Nascimento
Talita da Luz de Oliveira
Ana Paula Caseta
Armando Reis da Costa Camargo Filho
Kacio Fonseca da Silva Freitas
João Vitor da Silva