O brasileiro Gustavo “Bala Loka” conquistou a medalha de bronze no Pan-Americano de ciclismo BMX Freestyle Park, em Assunção, no Paraguai, neste domingo (07). Ele marcou 78.00 na final, ficando atrás do venezuelano Daniel Dhers (84.33) e do costarriquenho Kenneth Esquivel (82.83).
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram
Este foi o segundo pódio seguido de Bala Loka no Pan-Americano de Freestyle Park, repetindo a dose do ano passado, quando também foi medalhista de bronze. O atleta de 21 anos, aliás, tem marcado presença nos pódios das últimas competições internacionais que disputou. Ele foi bronze no Sul-Americano da modalidade, no último mês, e prata no tradicional BMX Estilo Livre, em março.
- Carol Santiago e Gabrielzinho fazem história na natação paralímpica
- Basquete: do “milagre de Riga” à queda para o Dream Team
- Artilheira das Yaras perto do 100º try no Circuito Mundial
- Damiris flerta com duplo-duplo em derrota na Liga da Turquia
- Rufino, Tofalini e Isaquias dominaram as águas neste ano
Outros brasileiros
Além de Gustavo Bala Loka, o Brasil contou com outros quatro atletas no Pan-Americano de Assunção. Entre os homens, Caio Sousa foi o oitavo colocado na final, com 54.83, enquanto Paulo Eduardo Saçaki ficou em 20º, com 38.00. No feminino, Eduarda Bordignon ficou em quinto lugar, com 36.83, enquanto Carolina Bittencourt terminou em oitavo, com 31.00. A chilena Macarena Perez levou o ouro, com 60.17.
Por fim, vale destacar que o BMX Freestyle Park é uma modalidade olímpica, tendo feito sua estreia nos Jogos de Tóquio-2020. Em Paris-2024, 24 atletas estarão presentes, sendo 12 homens e 12 mulheres. Duas dessas vagas já foram preenchidas em cada naipe e as demais virão através de dois eventos: o Mundial de 2023, que acontecerá em Glasgow, na Escócia, em agosto, e na Série Qualificatória Olímpica, a acontecer em 2024.