Siga o OTD

Ciclismo BMX

Gustavo Balaloka é um dos destaques do BMX Estilo Livre

Brasileiro segue focado em uma vaga nos Jogos Olímpicos de Paris. Programação começa na sexta com os treinos oficiais no Caracas Trail

Gustavo Balaloka BMX Estilo Livre
(André Vasconcelos/Divulgação)

Atual campeão do BMX Estilo Livre, o paulista Gustavo Batista “Balaloka” está confirmado na sexta edição do evento, programada para este fim de semana, dias 11 e 12, no Caracas Trail, em Carapicuíba (SP). O atleta, de apenas 20 anos, será uma das atrações do evento, que reunirá alguns dos melhores competidores da modalidade no Brasil e destaques de outros três países – EUA, Argentina e Colombia. A competição promete tirar o fôlego do público, que poderá ver a habilidade e radicalismo dos competidores em uma disputa empolgante e de grande beleza visual.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Primeiramente, a programação do evento começará no dia 9, com treinos livres, das 10h às 16h. Logo depois, no dia 10, será a vez dos treinos oficiais, também das 10h às 16h. Já as sessões classificatórias ficarão para o dia 11, a partir das 13 h, com transmissão ao vivo pelo Canal SporTV. Por fim, a Super Final acontecerá no domingo, dia 12, a partir das 9h30, e reunirá os oito mais bem colocados, com transmissão no Esporte Espetacular, no quadro “Verão Espetacular”.
+ Ana Moser anuncia mudança no Bolsa Atleta com pagamento para mulheres na gravidez
+ Sesi Araraquara vence o Bax Catanduva na estreia da LBF

+ Brasil receberá o Pré-Olímpico de vôlei masculino em setembro
+ Brasil terá 12 representantes no Aberto Paralímpico da Espanha
+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK

Foco em Paris 2024

Em sua quinta participação no evento, Balaloka quer aproveitar a disputa para manter o ritmo de competição em uma temporada na qual o foco é nos Jogos Olímpicos de Paris, no ano que vem. “Tenho disputado provas de BMX Park e o torneio em Carapicuíba é de Dirt Jumping, em rampas de terra. Por isso, a pressão é um pouco menor. Mas o objetivo sempre é fazer o melhor e tentarei manter o título, aproveitando também para aprimorar o rendimento em competições”, destaca.

Além disso, com relação ao Jogos de Paris, ele segue na luta por uma vaga. Recentemente, disputou duas etapas da Copa Internacional de BMX, com uma vitória em São Bernardo do Campo e um segundo lugar em Taubaté, somando importantes pontos para o ranking. “Quero ficar entre os 20 melhores para ter uma bolsa melhor e estar bem para o ranking olímpico. Tentarei a vaga no Mundial de Ciclismo deste ano, na Europa. Se não der, aí teremos no ano que vem as qualificatórias olímpicas. Seguimos trabalhando para isso”, explica.

Assim, o BMX Estilo Livre 2023 tem organização e realização da Esporte Multiplataforma e Instituto Apoio ao Atletas e Esporte. Além disso, a competição conta com patrocínio de Monster Energy Drink, Torra, HD, Dorflex e Pixbet com apoio especial da Prefeitura de Carapicuíba.

Jornalista capixaba formado na PUC-SP e amante dos esportes olímpicos e paralímpicos.

Mais em Ciclismo BMX