Os brasileiros Gustavo Bala Loka e Carolina Bittencourt conquistaram bronzes inéditos no Campeonato Pan-Americano de Ciclismo BMX Park Freestyle, disputado neste final de semana, em Lima, no Peru. É a primeira vez que o Brasil foi representado no pódio de um campeonato internacional da modalidade, que se passou a integrar o programa olímpico em Tóquio-2020.
+ Tupis se garantem nos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023
Com uma participação surpreendente, os brasileiros fizeram uma fase classificatória muito regular e consciente. Assim, garantiram vaga na grande final masculina e feminina. A seleção brasileira competiu com os atletas Gustavo Bala Loka, Carolina Bittencourt e Paulo Saçaki.
Gustavo se emociona
Medalhista nos Jogos Sul-Americanos há um quase dois meses, Gustavo encerrou sua participação no Pan-Americano sem conseguir esconder a emoção. Ele fez questão de agradecer a seleção e o apoio de todos que ficaram na torcida.
“Ainda estou sem acreditar que consegui o primeiro troféu e a primeira medalha do Brasil em um Pan-Americano de BMX Park. Estou muito feliz e não poderia deixar de agradecer a todas as pessoas que de uma forma ou de outra torceram para que tudo desse certo e principalmente a CBC pelo trabalho e o apoio incansável nos últimos dias”, destacou Gustavo.
O argentino Jose Torres somou 88,7 pontos na final e conquistou o título. A medalha de prata ficou com o peruano Job Montañez que fez 85,33 pontos, seguido pelo brasileiro Gustavo “Bala Loka” com 84,67 pontos. Paulo Saçaki completou a prova na 20ª colocação com 45,66 pontos.
Carol também faz história
No feminino, a colombiana Lizsurley Villegas registrou 70,67 pontos e conquistou a medalha de ouro. A prata ficou com a venezuelana Katherine Seiran que somou 66,67 pontos, enquanto a brasileira Carolina Bittencourt levou 55,67 pontos e comemorou o bronze.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
“Eu queria agradecer a confederação por proporcionar essa oportunidade e também todas as pessoas que nos apoiaram. Estou muito feliz em conquistar o meu primeiro pódio internacional e de poder estar fazendo parte da história do BMX Park brasileiro”, declarou Carolina.
O Brasil ainda foi representado por Caio de Oliveira, na 14ª posição, e Gabriel Mendonça, que acabou não avançando para as finais.