Priscilla Stevaux, de apenas 24 anos, marca presença no ano do BMX brasileiro. Relembre as principais provas da modalidade em 2o17!
A primeira etapa da Copa Brasil de BMX aconteceu em abril, na cidade de Indaiatuba. A prova contou com a presença de 232 pilotos que disputaram 38 baterias em 33 categorias. Na Elite Men a vitória ficou com Igor Martins, e na Elite Women foi de Julia Alves. A segunda etapa, em maio, foi vencida por Bruno Cogo e Gabriela Kruse.
Na terceira etapa da Copa, realizada somente em setembro, Igor Martins ficou com o título. Na quarta, já em outubro, a vitória ficou com Kaique Milane e Gabrila Kruse. Kaique Milani também venceu a etapa final da Copa Brasil de BMX. O campeonato contou com cinco etapas e reuniu mais de 600 pilotos, somando pontos para a classe C2 do ranking nacional.
Em maio, a equipe brasileira disputou duas provas da Copa do Mundo 2017. Na primeira etapa, Renato Rezende parou nas quartas de final e ficou em 19º – melhor colocação brasileira no masculino. No feminino, Priscilla Stevaux Carnaval, que também esteve na Rio 2016, ficou na 26ª posição.
Já na segunda etapa, o melhor resultado brasileiro foi de Priscilla Stevaux, que terminou na 15ª colocação. Na terceira etapa, Priscilla ficou na 10º colocação geral. Na quarta, parando nas semifinais pela terceira vez, a atleta terminou em 14º.
O Campeonato Pan-Americano de BMX aconteceu em junho, na Argentina e, mais uma vez, faltou muito pouco para Priscilla Stevaux conquistar um título. A ciclista liderava a prova até a última curva, mas foi ultrapassada e acabou ficando com a medalha de prata. Na competição masculina, Anderson Ezequiel chegou até a final, mas não foi páreo para os argentinos Ezequiel Torres e Gonzalo Molina. No Campeonato Latino-Americano, realizado no mesmo local, o Brasil ficou com mais uma medalha de prata com Priscilla.
O Campeonato Brasileiro de BMX aconteceu em julho, com Anderson Ezequiel e Julia Alves campeões do Time Trial. No Racing, Julia Alves venceu de novo, impedindo o tetracampeonato de Priscilla Stevaux. Ao final da competição, a equipe de São Paulo conquistou o título de campeão brasileiro.
De volta à Copa do Mundo, desta vez na quinta etapa, Anderson Ezequiel de Souza Filho chegou às semifinais no masculino, e no feminino Priscilla Stevaux terminou a final na 8ª colocação. Na sexta etapa, Priscilla não conseguiu reproduzir o bom desempenho e não passou da semifinal. No masculino, Anderson Ezequiel foi eliminado nas quartas.
O Ciclismo BMX Freestyle Park, nova modalidade olímpica, teve o primeiro campeonato mundial homologado pela União Ciclística Internacional (UCI) em novembro. Nele, com Gustavo de Oliveira, o Brasil garantiu o título da etapa final, na categoria amador. Eduarda Bordignon terminou em 15º. lugar na prova feminina.
Também em novembro, aconteceu a Copa Latino-Americana de BMX, válida como rodadas 7 e 8 da temporada 2017. Priscilla Stevaux concluiu com chave de ouro a temporada de provas internacionais em 2017, vencendo ambas as corridas.