A partir desta segunda-feira, o Centro de Treinamento de Ciclismo em Londrina (PR) recebe visitantes ilustres. De 26 à 30 de setembro, será realizado o Estágio Internacional do Curso de Treinadores de BMX, ministrado pelo técnico francês Thomas Allier (tricampeão mundial de BMX). Dias depois, de 3 à 7 de outubro, será a vez do treinador irlandês Chris Kilmurray treinar técnicos e profissionais do Mountain Bike.
A capacitação é organizada pelo Instituto Olímpico Brasileiro (IOB) – área de educação do COB (Comitê Olímpico Brasileiro) – que contemplou o ciclismo brasileiro com 40 vagas no curso de treinadores da Academia Brasileira de Treinadores (ABT). Foram 10 vagas para cada uma das disciplinas – BMX, Ciclismo de Estrada, Mountain Bike e Pista. As atividades tiveram início em 2015, com módulos presenciais e a distância, encerrando neste ano com os estágios internacionais. “O objetivo é oferecer suporte teórico e prático para o aperfeiçoamento e desenvolvimento do ciclismo brasileiro, com foco na sistematização do treinamento e na técnica esportiva”, comentou Ana Claudia Stipanich, membro do Departamento de Alto Rendimento da CBC.
Essa é uma excelente oportunidade para troca de experiências e informações com os grandes treinadores mundiais. Faz parte do planejamento da Confederação Brasileira de Ciclismo ampliar a qualificação dos profissionais que trabalham no ciclismo, visando resultados cada vez melhores para a modalidade”, completou Ana Claudia.
As demais disciplinas do ciclismo também estão no calendário de estágios da ABT. O Estágio Internacional para Ciclismo de Pista está previsto para os dias 17 e 21 de outubro e será ministrado pelo espanhol Miguel Torres. Já o curso para os treinadores de Ciclismo de Estrada ocorre entre os dias 24 e 28 de outubro, com o treinador espanhol Alejandro Gonzalez, ambos com local a definir pelo COB.
“Será um prazer enorme receber esses profissionais de alto nível para compartilhar conhecimento e aprendizado com os técnicos nacionais, que terão uma excelente oportunidade para evoluir dentro da modalidade. A iniciativa também auxiliará de forma relevante para o crescimento dos clubes e trabalhos de base em todas as disciplinas” declarou José Luiz Vasconcellos, presidente da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC).C