A Copa Brasil Internacional de BMX foi disputada nesta sexta-feira (16), e contou com a presença de brasileiros no pódio. Renato Rezende e Priscilla Stevaux conquistaram a medalha de prata na elite, enquanto Kaique Milani Marin e Paola Reis Santos ficaram com os bronzes.
Elite
Jefferson Jordan Milano Duran, da Venezuela, conquistou o ouro na categoria elite masculina. Renato Rezende foi o melhor brasileiro da prova, conquistando a medalha de prata. Na sequência, em terceiro lugar, aparece o também brasileiro Kaique Milani Marin.
Renato Rezende caiu na primeira bateria, em uma disputa de posição com o venezuelano Milano. “Eu estava tranquilo, mas depois disso comecei a sentir muito o glúteo e a lombar. Depois eu ganhei a segunda bateria, fiquei em segundo na terceira, em terceiro na semi”, contou o atleta.
“Não consegui buscar o Milano, mas foi um bom resultado, de superação. Ao mesmo tempo, eu queria mais. Só que, pelas condições, foi muito bom”, acrescentou Renato Rezende.
Já na elite feminina, Domenica Michelle Azuero Gonzalez conquistou o ouro. As brasileiras Priscilla Stevaux e Paola Reis Santos completaram o pódio, com o segundo e terceiro lugares, respectivamente.
Júnior
Maite Naves Barreto venceu a categoria Júnior feminina, seguida pela chilena Rocio Macarena Pizarro Araujo e pela também brasileira Lauren de Oliveira. O argentino Matias Jesus Brizuela venceu a prova júniro masculina. O brasileiros Willian Kessler e Pedro Zilioti Amorim completaram o pódio.
O sistema de disputa da Copa Brasil Internacional de BMX dividiu os atletas em grupos de cinco ou seis ciclistas, que disputaram três baterias classificatórias para definir os 16 participantes da semifinal. A semi foi disputada com duas baterias de oito ciclistas.