Nesse domingo chegou ao fim o Campeonato Pan-Americano de Mountain Bike, disputado em Paipa e Bogotá, na Colômbia. O Brasil fechou a competição em segundo lugar geral, com quatro ouros, três pratas e quatro bronzes.
“Esse foi um Pan-Americano onde boa parte dos atletas chegaram com antecedência e fizeram uma boa preparação e aclimatação, então isso reflete diretamente nos resultados. O circuito era bastante difícil, técnico, mas acredito que todos estão de parabéns pelo trabalho realizado”, comentou o técnico da seleção Carlos Polazzo.
No masculino o destaque ficou com Henrique Avancini e Luis Henrique Cocuzzi que, na prova do mountain bike cross country olímpico, categoria elite, terminaram com prata e bronze, respectivamente. Henrique, que foi campeão da prova em 2015, destacou a capacidade física que ajudou na conquista da medalha.
“Não esperava chegar tão bem fisicamente, considerando que eu estava competindo em uma prova de oito etapas a uma semana atrás. Mas consegui me adaptar bem a altitude de 2600 metros, fiz uma boa prova, mesmo faltando lucidez em determinados momentos, que acabaram acarretando em dois tombos (3ª e 4ª voltas) consegui me recuperar e chegar bem fisicamente para disputar a medalha de prata com o Cocuzzi, que também fez uma excelente prova. Agradeço de coração a torcida de todos e apesar de não conseguir conquistar o ouro podem ter certeza que fiz o meu melhor”, falou Henrique.
Na mesma prova pelo feminino o destaque ficou com Raiza Goulão, que brigou por medalha durante toda a prova. Mas no fim, por problemas físicos, acabou caindo de posição e terminando a prova em quinto lugar.
Destaques no Sub-23
Na categoria, o destaque ficou com João Gabriel que saiu com a medalha de prata. O brasileiro perdeu o ouro para o mexicano Jose Ulloa por segundos de diferença, o colombiano San Pietralunga conquistou o bronze. Os outros brasileiros na categoria foram Bruno Lemes na 11ª posição, Mario Couto na 13ª, Edson Resende Junior na 14ª, Erick Bruske na 29ª e Samuel Marotta na 45ª posição.
Entre as mulheres, Karen Olimpio terminou no TOP 10 conquistando a sétima colocação. Larissa da Silva ainda finalizou na 13ª posição.
Medalhas do Brasil no Pan Americano de BMX
Mountain Bike Cross Country Olímpico – Master
Silvio Neves de Amorim – Categoria B1 – Ouro
Kilder Melo – Categoria A2 – Categoria A2 – Prata
Pablo Maur – Categoria C1 – Bronze
Downhill
Maicon Pradella – Categoria Júnior – Ouro
Nataniel Giacomozzi – Categoria Master A1 – Ouro
Markolf Berchtold – Categoria Master A2 – Ouro
Cleiton Isbeernerr – Master A2 – Prata
Volkmar Berchtold – Master A1 – Bronze
Bruna Ulrich – Elite Feminino – Bronze
Cross Country Olímpico Elite
Henrique Avancini – Prata
Luiz Henrique Cocuzzi – Bronze