O Brasil terá dois representantes no ciclismo mountain bike nos Jogos Olímpicos de Paris-2024. O país garantiu uma vaga em cada gênero após o fechamento dos rankings de nações da União Ciclística Internacional (UCI), que ocorreu no início da semana. A Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) ainda não divulgou quem serão os convocados, mas a tendência é de que sejam Ulan Galinski e Raiza Goulão.
- Larissa Silva marca seis vezes e Gran Canaria vence no Espanhol
- Com atropelo após intervalo, União Corinthians vence Corinthians
- Sesi Franca derrota Vasco e segue na briga pelo G4 do NBB
- Pinheiros bate o Brusque e vence segunda seguida na Superliga
- ‘Mundial de Clubes é muito importante’, afirma Gabi Guimarães
De acordo com o sistema qualificatório olímpico, 27 das 36 vagas de cada naipe são distribuídas a partir do ranking olímpico de nações – que contabiliza os resultados dos três ciclistas mais bem ranqueados do país durante o ciclo olímpico. Os oito melhores países da lista asseguram dois atletas em Paris cada, enquanto do 9º ao 19º colocado garantem um representante na capital francesa.
O Brasil ficou em nono lugar na disputa masculina, com 5.793 pontos. O país estava lutando pela oitava colocação até o fim da corrida olímpica, mas não conseguiu ficar a frente da Grã-Bretanha, que terminou com 6.029 pontos. Ulan Galisnki aparece em 24º lugar no ranking mundial e lidera a disputa interna entre os brasileiros, superando a concorrência de Alex Malacarne, que é o 26º colocado do mundo.
Entre as mulheres, o Brasil terminou na décima colocação, com 5.137 pontos, quase 400 pontos atrás da Grã-Bretanha, que também terminou em oitavo. Raiza Goulão, atleta olímpica na Rio-2016, foi a melhor brasileira no ciclo e se encaminha para disputar sua segunda Olimpíada. Ela ficou um pouco a frente de Karen Olimpio na disputa interna, apesar de Karen estar a frente no atual ranking mundial.
Quem serão os convocados?
O prazo limite para a CBC confirmar a convocação dos atletas para UCI é em 17 de junho. Além do mountain bike, o Brasil terá dois representantes no ciclismo estrada em Paris-2024 – um em cada naipe -, e por enquanto tem uma assegurada na disputa feminina do BMX racing. O país ainda tem chances de garantir vagas no BMX racing e no BMX freestyle park.
As provas do ciclismo mountain bike nos Jogos Olímpicos de Paris-2024 ocorrerão nos dias 28 e 29 de julho, em Élancourt, Yvelines, a 44km da capital francesa. Projetado para não preservar o meio ambiente, o circuito tem 4,3km. Quando os Jogos Olímpicos acabarem, o lugar será entregue para a cidade com novas áreas de lazer.