A 1ª etapa da temporada 2024 da Copa do Mundo de Mountain Bike começa nesta semana, no Brasil. A competição acontece entre os dias 12 e 14 de abril na cidade de Mairiporã, em São Paulo. Em seguida, a cidade de Araxá, em Minas Gerais, receberá a 2ª etapa da competição entre os dias 19 e 21 deste mês. O brasileiro Ulan Galinski vem embalado e se diz pronto para representar o país na abertura da Copa do Mundo de MTB.
- Mackenzie vence pela primeira vez na Superliga após 12 anos
- Flamengo atropela Caxias e assume a liderança do NBB
- Laura Pigossi se recupera de revés e avança nas duplas em Cáli
- Davi Fujii e Karina Senaga avançam aos playoffs em Caracas
- Minas derrota o Brasília e mantém invencibilidade na Superliga
Essa será a terceira vez na história que o Brasil abrigará provas da Copa do Mundo de Mountain Bike do Cross Country Olímpico (XCO). A última vez foi em 2022 na cidade de Petrópolis (RJ). Além disso, vale ressaltar que as duas provas podem ser decisivas para o futuro do ciclista Ulan Galinski, da Equipe Caloi e Henrique Avancini Racing. Líder do ranking nacional, Ulan sonha em ir bem nas duas competições para garantir vaga nos Jogos Olímpicos de Paris.
“O Mountain Bike brasileiro está prestes a reviver um momento histórico. A Copa do Mundo volta para o Brasil e agora em dose dupla. Para mim é um baita privilégio estar largando essas etapas sendo o primeiro brasileiro no ranking mundial, ao mesmo tempo, considero uma grande responsabilidade, mas me sinto pronto para representar nossa nação da melhor forma possível”, disse Ulan Galinski.
Em grande fase
Neste último final de semana, Ulan venceu a prova de short track e foi sexto colocado no XCO do MTB Festival. Estas provas foram disputadas em Mairiporã, e serviram como esquenta para a Copa do Mundo. Assim, diversos atletas mundiais de destaque do circuito chegaram antes ao País e participaram da competição.
“Estou vivendo um momento muito importante da minha carreira, estou na briga pela vaga olímpica, e esse é um momento que pode ser bem decisivo para esse objetivo. Estou vindo de um bom momento e de uma boa sequência de competições. Ganhei três provas do XCO que disputei aqui no Brasil, então me sinto pronto para representar nossa nação e meu time da melhor forma possível”, Ulan comentou sobre o seu momento.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Outros brasileiros na competição
Sabrina Oliveira e Cainã Oliveira, atletas da Equipe Caloi / Henrique Avancini Racing, também vivem grandes expectativas com as duas provas da Copa do Mundo no Brasil. Ambos irão disputar as etapas na categoria Sub-23. Sabrina é a atual vice-campeã brasileira da categoria Sub-23 do XCO. Enquanto, Cainã foi o terceiro colocado no Brasileiro de XCO Sub-23 do ano passado.
“Esse será meu segundo ano de participação em Copas do Mundo, tendo a oportunidade de ter duas etapas no Brasil seguidas. Com minha crescente no ranking mundial, alinharei novamente no Short Track e quero fazer resultados ainda mais expressivos em ambos os dias. Minhas expectativas estão em absorver ao máximo toda experiência e clima de uma World Cup, assim como conquistar colocações ainda melhores do que tive no ano anterior”, disse Sabrina.
“Está chegando as etapas da Copa do Mundo aqui no Brasil e estou bastante empolgado para sentir a adrenalina dessa competição, que é única. Por isso, coloquei ela como prioridade no meu calendário do primeiro semestre essas duas etapas e pretendo entregar boas performances em ambas as provas”, falou Cainã.