A Maratona Frangos da Serra, competição disputada no formato XCM, reuniu praticantes de várias partes do país e distribuiu pontos para o ranking nacional.
Ciclistas adeptos ao Mountain Bike Marathon encararam um desafio diferente no último domingo, 4 de março, na cidade de Itabaiana, em Sergipe. Com percursos específicos, estabelecidos de acordo com as categorias, a prova contou com a participação de 300 atletas e distribuiu pontos para o ranking brasileiro.
A primeira edição da Maratona Frangos da Serra aconteceu na serra de Itabaiana, bastante conhecida pelo seu alto grau de dificuldade. Os competidores tiveram que se esforçar ao máximo para brigar pelas primeiras colocações e as disputas foram intensas em todas as categorias.
O vencedor da Elite masculino, Diego Gomes Vieira, de Alagoas, dominou a competição de ponta a ponta e terminou a prova com quase dez minutos de vantagem sobre o pernambucano Anderson Barros de Souza, segundo colocado, com 2h56min20. Lucivaldo Ferreira Pereira, também de Pernambuco, marcou 2h59min26 e completou o pódio na terceira colocação.
Já na disputa entre as mulheres, a vitória ficou com a anfitriã Micaela Nascimento. A ciclista sergipana fez bonito e pedalou forte durante 3h55min45s para comemorar o título e terminar a prova com uma grande margem de vantagem sobre as adversárias. Sondineide do Nascimento ficou em segundo lugar com 4h13min17, seguida pela baiana Jivanda do Nascimento, que marcou 4h28min50 e garantiu a terceira posição.
Entre as demais categorias, Lucivaldo Ferreira venceu na Sub-23, Thiago Vieira na Master A1 e José Moura na Máster A2. Ueslei Souza levou a melhor na Master B1, José Carvalho na Master B2, Melkezedek Guimarães na Sub30 e Ricardo Shu na Master C.