Henrique Avancini entrou em ação para disputar sua penúltima competição da carreira. Nesta sexta-feira (13), o maior ciclista brasileiro da história participou do short track (XCC) do MTB Festival e estreou oficialmente sua nova bike para a despedida das pistas. Desse modo, a nova magrela trouxe uma vitória apertada para o ciclista. Além disso, o evento segue até o próximo domingo (15) em Mairiporã (SP), é um dos maiores do país.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram
A bicicleta teve seu desenvolvimento, primordialmente, na fábrica da Caloi, que patrocina a equipe Henrique Avancini Racing. Trata-se do protótipo da nova Caloi Elite FS 2024. A pintura utilizada se assemelha a bicicleta usada pelo ciclista quando ele entrou para a equipe da marca em 2012.
- Após Basel, Yuri Mansur conquista mais um prêmio na Europa
- Flamengo atropela o Pinheiros fora de casa pelo NBB
- Marcus Pinto avança nas poules, mas é eliminado no mata-mata
- Luís Britto é vice nas duplas do Challenger de Buenos Aires
- Cauê Miota fica em 28° lugar na Copa América de Skeleton
“Em 2012 a Caloi lançou sua primeira bicicleta de carbono para o mountain bike e foi criada toda uma estratégia de marketing para esse lançamento, com a formação da Equipe Caloi de MTB e a contratação do Henrique com mais dois atletas. Com aquela bike ele ganhou seu primeiro título de campeão brasileiro na elite… e o resto é história”, conta Eduardo Rocha. Na época, ele era gerente de marketing da Caloi e atualmente ocupa o cargo de CMO da empresa.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIKTOK E FACEBOOK
Além disso, a bike de despedida de Henrique Avancini como atleta profissional tem elementos que trazem a história do ciclista dentro e fora das pistas. Ademais, no top tube, estão listados os principais títulos da carreira dele como atleta. Dessa forma, incluindo os dois títulos mundiais na categoria XCM, 23 títulos brasileiros, 5 vitórias em World Cup e 4 conquistas na Brasil Ride.
Avancini no XCC
A bicicleta nova de Avancini deu sorte com uma pitada de polêmica. Na reta final, perto da linha de chegada, Henrique estava na frente e se estranhou com José Gabriel de Almeida. Os dois pedalaram com braços se enroscando e Avancini cruzou a meta por centímetros à frente. Para uns, a defesa da posição foi normal, no entanto há uma margem de interpretação que enxerga a manobra como desleal. Confira esse momento:
Portanto, com polêmica e uma pitada de malandragem, Henrique Avancini venceu a XCC com 22min44s578. Enquanto, oficialmente, Zé Gabriel teve o tempo de 22min44s579. Ulan Galinski foi o terceiro com 22min55s557. Como no MTB cinco vão ao pódio, Alex Malacarne foi o quarto, com 22min56s573 com um milésimo de segundo à frente de Diego Afonso Cuervo.
Por fim, no feminino Raiza Goulão foi a vitoriosa, com 18min48s141, Karen Olímpio ficou em segundo com 19min06s887 e Isabella Lacerda, em terceiro, com 19min07s836. Hercilia Najara e Ana Maria Muñoz fecharam as cinco primeiras.
*Com informações da Henrique Avancini Racing