A temporada da Copa do Mundo de ciclismo mountain bike chegou ao fim neste domingo (8). Na prova do cross-country olímpico (XCO) cinco brasileiros estiveram no pelotão principal e mais três na categoria sub-23. Raiza Goulão foi a ciclista que teve o melhor resultado na elite, com a 25ª colocação. Por outro lado, Giuliana Morgen teve um top-20 entre os mais jovens.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram
A prova que teve o maior número de brasileiros competindo foi na categoria principal entre as mulheres. Assim, Raiza Goulão, Karen Olímpio e Hercília Najara carregaram a bandeira verde e amarela na etapa de Mont-Sainte-Anne, no Canadá. Raíza completou as cinco voltas do percurso com o tempo de 1h38min10s. Foi a única brazuca a finalizar a prova em sua integridade, pois Karen estava na terceira volta e fechou com a 46º colocação. Além disso, Hercília ficou na segunda volta com a 55ª colocação.
- Pedro e Mateus vencem duas e furam o quali em Chennai
- Nathan Torquato recupera joelho em busca do bi paralímpico
- Hugo Calderano cai na estreia do WTT Finals, no Japão
- Warriors vencem Hawks e assumem a liderença no Oeste
- Sporting, de Edy Oliveira, vence o PSG pela Champions League
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIKTOK E FACEBOOK
O ouro foi para Loana Lecomte, que fez 1h28min09s. A francesa bateu a sueca Jenny Rissveds por 15 segundos de vantagem. Puck Pieterse, da Holanda, fechou o pódio com 1h29min12s.
No masculino, José Gabriel de Almeida e Ulan Galinski foram os brasileiros da prova. No entanto, nenhum dos dois chegou perto das primeiras colocações. José Gabriel foi o 44º, com 1h34min41s para completar as seis voltas, enquanto Ulan fez o percurso em 1h36min10s para chegar em 51º.
O vencedor foi o britânico Thomas Pidcock, com 1h26min27s, que teve 26 segundos e 1min31s de frente para a dupla de ciclistas da Suíça que fez dobradinha no pódio. Mathias Flückiger ficou com a prata e Marcel Guerrini levou o bronze.
Sub-23
Por fim, os brasileiros que competiram no sub-23, com Giuliana fazendo as quatro voltas em 1h24min21s, para chegar em 20º lugar. Entre os garotos, Gustavo Xavier fez as cinco voltas com 1h17min28s, terminando em 22º. Em seguida, Alex Malacarne chegou em 24º, com 12 segundos de atraso para o compatriota.