Restam apenas três corridas para que Henrique Avancini encerre sua carreira como ciclista profissional. No próximo final de semana, o brasileiro vai fazer sua última prova internacional. A despedida da Copa do Mundo de Mountain Bike acontece na etapa de Snowshoe, nos Estados Unidos.
Após a decisão da mudança de carreira e não atuar mais como atleta profissional, Avancini montou um calendário de despedida das pistas. Dessa forma, escolheu competir em provas que tivessem uma ligação sentimental com sua carreira e que o aproximassem do público. Snowshoe é a única internacional.
“Sem dúvidas, é algo muito marcante, até porque cresci almejando conseguir competir na Copa do Mundo e isso foi durante alguns anos um sonho. Depois, pouco a pouco, fui ampliando minhas metas até conquistar meu primeiro Top 20, meu primeiro Top 10, meu primeiro pódio e minha primeira vitória. Conquistei tudo isso”, disse Avancini.
- 4 derrotas marcam estreia do Brasil no tênis em cadeira de rodas
- Pinheiros anuncia volta de Grummy ao time de Polo Aquático
- Gui Santos tem atuação discreta em derrota do Warriors
- Com reta final espetacular, Vôlei Renata faz 3 a 0 no Suzano
- Felipe Fraquelli e Ana Roth são os campeões nacionais de ILCA 6
“A Copa do Mundo durante anos foi o grande palco que tive para difundir e demonstrar o esporte. A principal forma de comunicação, de alcance, de compartilhar lições com os fãs desse esporte que tanto amo”, completou dessa forma.
Preparação especial
Avancini se preparou de forma especial para Snowshoe. Ele entra na pista já na próxima sexta-feira (29) para a prova de Short Track (XCC). Em seguida, retorna no domingo (1º) para a largada do Cross Country Olímpico (XCO). O brasileiro vem de título na maratona (XCM) no Campeonato Mundial de Mountain Bike.
“Depois do título Mundial de XCM, tive alguns dias que diminuí a intensidade dos meus treinos, me concentrei muito em fazer o anúncio da minha aposentadoria e, após isso, comecei um bloco de treinamentos. Fiz um training camp isolado para utilizar a minha recuperação, meu tempo de descanso. Só almejei me preparar da melhor forma possível, chegar nas minhas melhores condições possíveis. Mesmo que o resultado não seja primordial, acredito que essa seja a maneira de encarar uma Copa do Mundo”, revelou.
“Quando se alinha contra os melhores no maior campeonato que existe, você precisa estar ao máximo empenhado, afiado, acho que foi dessa forma que consegui chegar às vitórias. Foi dessa forma que disputei títulos, que ganhei não oficialmente o título geral de 2020”, disse o ciclista.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Ele terminou a temporada de 2020 em 1º lugar no ranking sendo o atleta com mais pódio daquele ano. Foram 10, somente em Copas do Mundo. “Então, só tentei fazer o meu melhor mais uma vez, pela última vez. Espero acima de qualquer coisa dar o meu melhor, fazer uma boa corrida e curtir o prazer desse processo mais uma vez”, finalizou.
*Com informações da Caloi / Henrique Avancini Racing