Vitória em um domingo (6) de manhã… de um brasileiro… em um esporte com rodas… trás boas lembranças. Assim, Henrique Avancini levou a bandeira verde e amarela ao lugar mais alto do pódio novamente. O ciclista competiu na prova de Mountain Bike Maratona, no Mundial de Ciclismo, em Glasgow, na Escócia, e sagrou-se bicampeão.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram
Cinco anos após sua primeira conquista, em Auronzo di Cadore, na Itália, Henrique repete o feito em terras (e lama) escocesas. Dessa forma, manteve-se sempre na ponta do pelotão. Portanto, venceu com 28 segundos de vantagem sobre Martin Stosek, da República Tcheca. O alemão Lukas Baum foi o terceiro, a 1min43s. Avancini completou a prova com o tempo de 4h14min42s. A corrida teve percurso de 96,5km, com 3200 m de elevação acumulada, na Glentress Forest, que também vai receber as provas do mountain bike XCC (prova curta) e XCO (olímpica).
- Egonu cresce e Praia Clube encerra Mundial sem medalha
- Osasco se recupera de susto e vira vice-líder da Superliga
- Larissa Silva marca seis vezes e Gran Canaria vence no Espanhol
- Com atropelo após intervalo, União Corinthians vence Corinthians
- Sesi Franca derrota Vasco e segue na briga pelo G4 do NBB
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
“Volto a competir no XCM depois de muitos anos, pois, depois de vencer em 2018, eu não tive a oportunidade de competir novamente na modalidade. Então voltar a esta modalidade em um Mundial é um momento especial”, comentou Henrique antes da largada da prova.
Depois do triunfo, o ciclista comemorou: “É um momento magnífico e especial para mim. Embora seja a segunda vez que eu vença o título, foi muito especial por todas as circunstâncias: por ter começado um projeto novo, ter me colocado em uma situação bastante desafiadora e ter superado uma temporada que me trouxe muitos desafios, muitos momentos difíceis. Minha gratidão hoje por conseguir competir bem era enorme a cada pedalada. Fico feliz por de continuar sendo uma mensagem para as pessoas continuarem acreditando”.
Mais Mundial pela frente
Com a conquista, Avancini retoma o direito de usar a camisa arco-íris, símbolo de quem é campeão mundial. Foi a primeira vitória em Campeonatos Mundiais competindo com uma equipe brasileira, a Caloi/ Henrique Avancini Racing. É preciso ressaltar que a Maratona do mountain bike não é uma prova olímpica.
Henrique mostrou-se em grande forma, já que vem de duas conquistas recentes no XCO: o Campeonato Brasileiro e a etapa de Arcos da Estrada Real. Por fim, Avancini disputará a XCC na próxima quinta-feira (10) e a XCO no sábado seguinte.