De antemão, o Brasil sagrou-se o grande vencedor no ranking de nações do Pan-Americano de Mountain Bike. Mais atletas que qualquer outro país, até por competir em casa, fez com que o Brasil terminasse a competição com maior número de medalhas conquistadas. As disputas do campeonato ocorreram com as paisagens e revelo exigente de Congonhas (MG) e tiveram sua conclusão neste domingo (30). Assim, o país somou 41 medalhas nas mais diversas categorias, sendo 14 de ouro, 16 pratas e 11 bronzes.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram
Conforme as expectativas, o último dia reservou três medalhas para o Brasil. Inicialmente, o país fez dobradinha no pódio na categoria Sub-23 masculino do Cross Country Olímpico (XCO). Alex Junior Malacarne foi o grande campeão do circuito de 5,674km com cinco voltas. Dessa forma, com o tempo de 1h16min46s780, foi o único brasileiro a subir no local mais alto do pódio no dia. Não só Alex, mas também Gustavo Xavier de Oliveira Pereira teve um local de destaque na prova. Logo após, com o tempo de 1h18min05s201, garantiu a prata para os brasileiros. O mexicano Iván Aguilar Villegas completou a festa ao chegar em terceiro, oito segundos atrás de Gustavo.
- Praia Clube passa fácil pelo Maringá na Superliga Feminina
- Osasco x Pinheiros – Superliga: quando e onde assistir
- Minas Tênis Clube x Brasília – Superliga: quando e onde assistir
- Luana Silva recebe wildcard para a temporada 2025 da WSL
- Com João Fonseca e Zverev, Rio Open 2025 divulga participantes
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Além disso, Raiza Goulão conquistou mais um pódio para o Brasil, com o bronze. Porém, poderia ser uma prata, que perdeu para a americana Kelsey Urban por questão de milésimos de segundo. Bem como foi no dia anterior, Raiza foi o destaque do país na categoria elite do XCO. Kelsey fez 1h27min23s716, apenas 131 milésimos a frente da brasileira. A grande vitoriosa foi outra americana, Kate Courtney, com o tempo de 1h27min02s796.
Faltou pouco para o Brasil
Por outro lado, o Brasil bateu na trave na categoria Sub-23 feminino e na elite masculino do XCO. Ana Laura Oliveira Morais e Luiza Cocuzzi chegaram, respectivamente, em 4º e 5º lugares. Ficaram atrás da mexicana Maria Carolina Flores Garcia, da canadense Jocelyn Stel e da americana Sofia Waite, que ocuparam o pódio nessa ordem. Do mesmo modo, terminaram os brasileiros Ulan Galinski e Henrique Avancini, com 4º e 5º postos. A ordem dos vencedores foi: Jose Geraldo Ulloa Arevalo (MEX), Gunnar Holmgren (CAN) e Contreras Joel Fernando (ARG).