Neste final de semana, Henrique Avancini buscará mais um título na sua carreira. Isto, pois acontece a partir da próxima sexta-feira (28) a American Continental Championship, o Pan-Americano de mountain bike. Realizada em Congonhas-MG, a competição retorna ao Brasil depois de nove anos. Atual campeão e vencedor na edição de 2015, Avancini tenta o tricampeonato na cidade mineira.
“Competir no Brasil esse ano sem dúvida nenhuma é muito especial, ainda mais por ter conquistado o título Pan-Americano no ano passado na Argentina. Chego em 2023 como defensor do título, que eu acredito que adicione um pouco de pressão e expetativa”, assim disse Avancini.
- Nathan Torquato recupera joelho em busca do bi paralímpico
- Brasil volta a atropelar o Chile e vai à final do Sul-Americano
- Thiago Monteiro é eliminado por libanês em São Paulo
- Pedro e Mateus vencem duas e furam o quali em Chennai
- Hugo Calderano cai na estreia do WTT Finals, no Japão
O Brasil não recebe um Pan-Americano de MTB desde 2014, quando foi realizado em Barbacena, também em Minas Gerais. Além disso, a edição deste ano vai ter um diferencial na corrida olímpica. Distribuindo mais pontos no ranking mundial, o torneio ganha mais peso e fazendo com que muitos atletas voltem suas atenções para a prova. Dessa forma, elevando o nível da disputa.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
“O Campeonato Continental é sempre uma prova muito importante, seja pelo peso do título, pelo nível da disputa ou pelos pontos distribuídos para o ranking mundial. Esse é um evento sempre muito intenso, muito importante para alguns países, algumas nações. Principalmente os países latinos-americanos que buscam uma vaga olímpica. Para esses países a prova acaba sendo uma grande oportunidade. Então, alguns atletas chegam em excelente forma para esse evento, o que torna a disputa ainda mais acirrada”, comenta Avancini.
Outros brasileiros Pan de MTB
Além de Herique Avancini, outros brasileiros competem pelas primeiras posições no Pan-Americano de mountain bike. Ulan Galinski e José Gabriel Marques integram o Elite masculino. Assim como Raiza Goulão, Hercilia Najara e Karen Olímpio na Elite Feminino. Ademais, na categoria sub-23 Alex Malacarne, Cainã Oliveira, Gustavo Xavier, Sabrina Oliveira e Giuliana Morgen representam o País. Por fim, no Junior, Gabriela Ferolla e Otavio Queiroz de Souza fecham a lista.
*Com informações da equipe Caloi / Henrique Avancini Racing