Num repeteco do short track, Raiza Goulão e Henrique Avancini foram os vencedores da prova do cross-country olímpico (XCO) do Campeonato Brasileiro de Ciclismo Mountain Bike, em Conceição do Mato Dentro-MG, neste domingo (09). Raiza teve que brigar até a última volta pelo título, enquanto Avancini sobrou.
+ Brasil enfrentará Japão nas quartas do Mundial de vôlei feminino
Avancini competiu praticamente sozinho. Luiz Henrique Cocuzzi chegou a acompanhá-lo na primeira volta, mas teve problemas e ficou para trás a partir da segunda. O petropolitano abriu cada vez mais ao longo da prova e não foi incomodado pelos demais competidores. No fim, Avancini terminou com 1h15min09s, quase dois minutos a frente de Ulan Galinski (01h16min50s). Bruno Lemes foi o terceiro colocado, com 01h17min19s.
Este foi o 21º título brasileiro de Henrique Avancini, considerando todas as categorias do mountain bike. Na última sexta-feira, ele já havia sido campeão do short track (XCC). Com a conquista dos títulos, ele permanecerá utilizando a camisa do Brasil nas competições internacionais em 2023, como Copas do Mundo, por exemplo.
Disputa feminina
Diferente da disputa masculina, a prova feminina do XCO foi emocionante. Raiza Goulão foi a vencedora com 01h16min48s, 23 segundos a frente de Isabella Lacerda, que foi a segunda colocada. Karen Olimpio terminou em terceiro lugar com 01h17min57s. As três mantiveram-se no pelotão dianteiro desde o início da prova. A princípio, seis atletas compunham o grupo, mas logo se reduziu para apenas as três.
Riza, Isabella e Karen entraram juntas na última volta, mas Karen ficou pra trás na metade da volta. Assim, a disputa se reduziu a Raiza e a Isabella. Raiza conseguiu atacar na última subida, sua adversária não respondeu e ela desgarrou para finalizar a prova em primeiro lugar, conquistando seu quinto título brasileiro.
+SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Raiza Goulão fecha o ano perfeito no cenário nacional. Além do título do cross-country olímpico (XCO), ela já havia sido campeã do short track (XCC), na última sexta-feira, também em Conceição do Mato Dentro, e do mountain bike maratona (XCM). O pódio do XCO neste Campeonato Brasileiro foi o mesmo do XCC.
No XCO sub-23, Gustavo Xavier foi o vencedor da disputa masculina, seguido por Alex Malacarne. No feminino, Sabrina foi a vencedora com Giuliana Morgen na segunda colocação.