Henrique Avancini venceu a prova do short track (XCC) no Campeonato Brasileiro de Ciclismo Mountain Bike, na tarde desta sexta-feira (07), em Conceição do Mato Dentro-MG. Foi o seu 20º título nacional, o décimo na elite. Raiza Goulão foi a vencedora da disputa feminina.
Atleta da equipe Cannondale Factory Racing, Avancini terminou a disputa masculina na primeira posição seguido por Alex Malacarne. Gustavo Xavier, medalhista de ouro nos Jogos Sul-Americanos no último domingo, ficou com a terceira posição.
+ Gustavo Xavier e Raiza Goulão levam o ouro em Assunção 2022
“Hoje foi meu 10º título brasileiro na elite, o 20º na carreira. Meus números estão crescendo, eu ainda não estou decaindo, e hoje foi bom, com essa nova safra de jovens pilotos vindo muito forte. Tem muito valor o nível de disputa nacional, está crescendo muito. Temos estrutura boa, equipes crescendo, exposição, público, estamos com ambiente interno cada vez mais saudável, e não é mais um ou dois disputando”, disse Avancini após a prova.
Na disputa feminina do XCC, Raiza Goulão fez uma prova sólida para sagrar-se campeã brasileira. Ela, que vem da medalha de ouro nos Jogos Sul-Americanos Assunção 2022, alternou na lideranças com as demais atletas do pelotão dianteiro e atacou na última volta. Isabella Lacerda terminou na segunda colocação, enquanto Karen Olimpio foi a terceira.
+SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
No domingo, Henrique Avancini e companhia disputarão o título do Campeonato Brasileiro na categoria Cross Country Olímpico (XCO). Avancini é o atual campeão do XCO no masculino e quer vencer a competição para seguir com o direito de usando a camisa do Brasil nas competições internacionais.