Siga o OTD

Ciclismo Mountain Bike

Henrique Avancini e Raiza Goulão vencem XCO no MTB Festival

Henrique Avancini e Raiza Goulão vencem provas do XCO no MTB Festival, em Mairiporã

Henrique Avancini MTB Festival

Henrique Avancini e Raiza Goulão venceram as provas do cross-country olímpico (XCO) do MTB Festival, disputado em Mairiporã-SP, neste domingo (18). Raiza sobrou no final da prova feminina, enquanto Avancini venceu o jovem Gustavo Xavier no sprint final da disputa masculina, numa chegada emocionante.

+ Bruna de Paula dá show e marca 11 gols na Champions League de handebol

Dois dias depois de vencer o short track (XCC) no MTB Festival, Avancini voltou a fazer uma prova de almanaque para subir no lugar mais alto do pódio no XCO. No entanto, o ex-número 1 do mundo teve um páreo muito duro. Outros quatro atletas fizeram resistência a ele até a metade da prova: Zé Gabriel, Gustavo Xavier, Bruno Lemes e Guilherme Muller.

A partir da quinta volta, Gustavo e Avancini desgarraram e tomaram a dianteira, com Xavier ditando o ritmo da prova. Os dois permaneceram numa tônica semelhante até o final da prova, quando Avancini ultrapassou o adversário nos últimos metros e consolidou a vitória no sprint final. Ele fechou a prova com o tempo de 1h21min20s, 49 centésimos a frente de Gustavo.

Henrique Avancini Raiza Goulão Gustavo Xavier
(Foto: Felipe Almeida)

Zé Gabriel foi o terceiro colocado do MTB Festival, 57 segundos atrás de Avancini. Guilherme Muller fechou em quarto lugar com um gap de 01min38s61, enquanto Bruno Lemes terminou na quinta posição, 02min01s92 atrás do vencedor.

Presente e futuro

Vale destacar que Avancini é o principal nome do ciclismo mountain bike brasileiro. Ele foi um dos representantes do país nos Jogos Olímpicos de Tóquio, conseguindo na ocasião o melhor resultado de um brasileiro na história. Gustavo Xavier, por sua vez, é um atleta da nova geração, que fez uma grande temporada neste ano. Ele conquistou uma medalha de prata em uma etapa sub-23 da Copa do Mundo de MTB.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Entre as mulheres, Raiza Goulão foi a vencedora, marcando o tempo de 1h24min34s. Ela se manteve no grupo dianteiro desde o começo ao lado de Karen Olimpio (vencedora do XCC) e Leticia Cândido e disparou no final da penúltima volta, abriu e conseguiu a vitória com uma diferença de 35 segundos sobre Karen, segunda colocada. Letícia ficou na terceira posição. Hercilia Najara e Aline Simões completaram o pódio.

Paulistano de 23 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri a Universíade de Chengdu, o Pan de Santiago-2023, a Olimpíada de Paris-2024 e a Paralimpíada de Paris-2024.

Mais em Ciclismo Mountain Bike