8 5
Siga o OTD

Ciclismo Mountain Bike

Gustavo Xavier é bronze no sub-23 da etapa final da Copa do Mundo

Gustavo Xavier é bronze na etapa de Val di Sole da Copa do Mundo de Mountain Bike, a última da temporada

Gustavo Xavier Copa do Mundo de mountain bike
Gustavo Xavier no pódio, ao lado de chileno e espanhol (Foto: Francisco Bandin)

O brasileiro Gustavo Xavier ficou em terceiro lugar na disputa sub-23 do cross-country na última etapa da Copa do Mundo de ciclismo mountain bike da temporada, em Val di Sole, na Itália, neste domingo (04). Ele marcou 1h11min19s e superou a concorrência de mais de 120 atletas para ficar no pódio. O chileno Martin Kossmann foi o vencedor. Na elite, Raiza Goulão foi a 32ª colocada no feminino, enquanto Henrique Avancini terminou em 35º entre os homens.

+ Gabriele Siqueira fatura bronze no Grand Prix de Paris de taekwondo

Em uma prova de crescimento constante, Gustavo Xavier começou a disputa na segunda fileira, como o número 12 da classificação do circuito. O brasileiro foi ganhando posições ao longo do percurso de 22,5km e teve seu ápice de desempenho na última volta de 4,1km, quando fez o tempo de 12min54s – a volta mais rápida de toda a disputa -, se consolidando na terceira colocação.

O chileno Martin Vidaurre Kossmann foi o vencedor da prova em Val di Sole, com 1h10min29s, fechando seu excelente ano com chave de ouro. Ele chegou na etapa já sendo o vencedor geral do circuito, tendo vencido oito das nove provas disputadas na temporada. O segundo colocado da etapa italiana foi o espanhol David Domingo Motos.

Gustavo Xavier foi constante na etapa de Val di Sole (Foto: Francisco Bandin)

Este foi o segundo pódio de Gustavo Xavier na Copa do Mundo de MTB nesta temporada. Em Albstadt, na Alemanha, em maio, ele foi o segundo colocado. O brasileiro também bateu na trave em Nove Mesto, onde ficou em quarto lugar. Com o acumulado de sua participação neste ano, Gustavo terminou o circuito na sétima posição geral, com 382 pontos. Ele não participou de três etapas.

Outros brasileiros no sub-23

Outro brasileiro no sub-23 masculino, Alex Malacarne terminou em 29º lugar na etapa de Val Di Sole, com 1h15min43s. Ao todo, 109 atletas participaram da disputa. Entre as mulheres, Giuliana Morgen foi a 39ª colocada, marcando o tempo de 1h19min25s. A vencedora foi a francesa Line Burquier, com 1h08min36s.

Elite

Na elite feminina, Raiza Goulão foi a melhor brasileira da disputa, terminando em 32º lugar entre 77 atletas participantes, com o tempo de 1h32min17s. Ela ficou quase 12 minutos atrás da francesa Pauline Ferrant Prevot, vencedora da prova. Entre as outras brasileiras na disputa, Karen Olimpio foi a 50ª colocada, marcando 1h18min49s, enquanto Aline Simões ficou em 55º lugar e Hercilia Najara, em 64º.

avancini raiza goulao copa do mundo mountain bike petrópolis
Avancini em ação na Copa do Mundo de MTB (Foto: Arquivo/Michele Mondini)

Já no masculino, Henrique Avancini terminou a prova na 35ª colocação, com o tempo de 1h27min57s. Ele se manteve entre os líderes durante as primeiras voltas da prova, mas foi ficando para trás ao longo da disputa. Outros cinco brasileiros participaram. Ulan Galinski foi o 48º, Guilherme Muller terminou em 64º, Luiz Henrique Cocuzzi ficou em 66º, Nicolas Machado foi o 77º e Wolfgang Olsen acabou na 106ª posição.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

O vencedor da prova masculina foi o francês Titouan Carod, líder de ponta a ponta, que finalizou com 1h22min02s. O segundo colocado foi o suíço Nino Schurter, que marcou 1h22min37s, enquanto o também francês Jordan Sarrou fechou o pódio. Com o vice, Schurter conquistou seu oitavo título geral da Copa do Mundo de MTB. No feminino, a suíça Alessandra Keller foi a campeã do circuito.

Paulistano de 23 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri a Universíade de Chengdu, o Pan de Santiago-2023, a Olimpíada de Paris-2024 e a Paralimpíada de Paris-2024.

Mais em Ciclismo Mountain Bike