O Brasil conquistou três medalhas, uma de prata e duas de bronze, nas provas sub-23 do Campeonato Pan-Americano de Mountain bike, que está sendo disputado na Argentina. Na prova masculina, Alex Malacarne ficou com a prata, enquanto Gustavo Oliveira foi bronze. Na competição feminina, Giuliana Morgen terminou em terceiro lugar.
Entre os homens, o chileno Mateus Vidaurre conquistou a medalha de ouro ao completar as seis voltas em 1h17min13s. O vencedor chegou disparado na primeira posição, 2min31s frente de Alex Malacarne, que ficou com a medalha de prata. A terceira colocação ficou com Gustavo Oliveira, que ficou 33 segundos atrás do compatriota.
Na prova feminina, Giuliana Morgen teve tudo para vencer. A brasileira liderou a prova desde o começo, mas perdeu a primeira posição por causa de quedas de corrente de sua bicicleta. Ela, no entanto, superou o problema para conquistar a medalha de bronze, que não a deixou satisfeita.
“Saí com gostinho meio amargo. Sabia que tinha potencial de estar lá na frente, até mesmo com a medalha de ouro pendurada no peito, mas corrida de mountain bile não é só ter as pernas boas no dia. É preciso contar com um pouco de sorte, mas minha corrente caiu algumas vezes. O que importa é que me senti muito forte e tenho certeza que sou capaz de estar lá na frente”, disse a atleta.
Sabrina Oliveira terminou a prova sub-23 em nono lugar, enquanto Marcela Lima foi a 16ª. Na categoria júnior, Luíza Cocuzzi terminou em quarto lugar no feminino, enquanto Lázaro Moreira foi o 16º no masculino.