O brasileiro Henrique Avancini terminou em 14º lugar a disputa do cross-country olímpico (XCO) da etapa de Nové Mesto, na República Tcheca, da Copa do Mundo de Ciclismo Mountain Bike, disputada neste domingo (15). O vencedor foi o britânico Thomas Pidcock, que superou o romeno Vlad Dascalu no sprint final.
+ Pedro Figueiredo é 6º na resistência sub-23 do Pan de ciclismo estrada
Avancini completou a prova em 1h23min20s. Largando na segunda fila por ter sido décimo no short track, ele se manteve no pelotão da frente até o fim da segunda volta, quando os ciclistas já começaram a se disperçar. Durante esse tempo, o brasileiro chegou a liderar por alguns metros. A partir da terceira volta, ele foi ficando para trás e perdeu posições até terminar em 14º.
Campeão olímpico em Tóquio-2020, Thomas Pidcock voltou a vencer a etapa de Nové Mesto, repetindo o feito do ano passado. Ele marcou 1h21min19s e superou Dascalu no sprint final. O suíço Nino Schurter fez uma prova de recuperação após furar um pneu e perder quase um minuto para os líderes já na metade da corrida e terminou em terceiro lugar.
+SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Entre os outros brasileiros na disputa, Luiz Henrique Cocuzzi sofreu uma queda ainda no start lap e precisou abandonar a prova. Ulan Galisnki terminou em 70º lugar, com 1h29min13s, enquanto Edson Rezende foi o 99º. O Brasil não contou com representantes na disputa feminina, que foi vencida pela australiana Rebecca McConnell.
Situação de Avancini na Copa do Mundo
Atleta da equipe Cannondale Factory Racing, Avancini soma agora 369 pontos na classificação geral do cross country olímpico da Copa do Mundo de MTB, ocupando a nono colocação do ranking da temporada, subindo uma posição com a etapa realizada em Nové Mesto. Foram até o momento disputadas três das nove etapas do circuito. A próxima será entre os dias 10 e 12 de junho, em Leogang, na Áustria.