Henrique Avancini terminou em décimo lugar no short track da etapa da Copa do Mundo de Ciclismo Mountain Bike em Nové Mesto, na República Tcheca. O brasileiro perdeu tempo na largada, após um escorregão no pedal, mas se recuperou, chegou a liderar em alguns momentos e terminou no top-10. O vencedor foi o alemão Luca Schwarzbauer.
+ Alison dos Santos vence primeira etapa da Diamond League
Com boas lembranças da pista – onde foi campeão em 2020 – Avancini largou na primeira fila, mas perdeu tempo após uma desclipagem logo no início da prova. O brasileiro logo encostou no pelotão dianteiro e assim permaneceu por toda a prova, revezando na liderança com os demais atletas em alguns momentos.
Apesar de se manter no pelotão, Avancini foi perdendo posições na reta final. Ele fechou a penúltima volta em oitavo lugar e não se destacou no sprint final, completando a prova em 22min44s, quatro segundos mais lento do que o vencedor. Schwarzbauer, aliás, foi impecável na volta final e cruzou a linha de chegada com certa margem.
O britânico Thomas Pidcock, que foi o segundo colocado, chegou dois segundos atrás do alemão. Filippo Colombo, da Suíça, terminou em terceiro lugar. Aniversariante do dia, o multicampeão Nino Schurter, também suíço, fechou a prova junto a Avancini, em nono lugar. Não houve outros brasileiros na disputa.
Avancini agora tem 385 pontos e aparece na quarta colocação da classificação geral do short track da Copa do Mundo na temporada. O líder é justamente o alemão Luca Schwarzbauer, com 495 pontos, seguido pelo sul-africano Alan Harthely (440) e por Nino Schurter.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK
Com o décimo lugar, Avancini se classificou paraa largar na segunda fila no cross country olímpico (XCO) da etapa de Nové Mesto, no domingo (13). O XCO é a prova principal do ciclismo mountain bike e, é, inclusive, a que está presente no programa olímpico. Avancini já foi campeão desta disputa em Nové Mesto em 2020.