Henrique Avancini terminou na 13ª colocação no cross-country olímpico (XCO) da Copa do Mundo de Mountain Bike, em Petrópolis, no Rio de Janeiro. Contando com o apoio da torcida, que mais uma vez lotou o José Bike Club, o ciclista fez uma grande prova, mas perdeu fôlego no final e acabou fora do top-10. O suíço Nino Schurter foi o vencedor.
+ Nicolas Sessler é 72º na primeira etapa da Volta da Turquia
Schurter completou a prova em 1h26m52s, vencendo o francês Maxime Marotte no sprint final, numa chegada emocionante. O romeno Vlad Dascalu terminou em terceiro. O dinamarquês Sebastian Fini Carstensen e o suíço Filippo Colombo completaram o pódio.
Quarto colocado na prova do short track, Avancini se manteve no pelotão dianteiro desde os primeiros instantes da corrida e chegou a dividir a liderança em alguns momentos. A partir da segunda volta, o grupo se reduziu a 12 atletas, liderados por Schurter, e se dispersou na terceira. Avancini perdeu diversas colocações e foi para o quinto lugar na quarta volta.
O brasileiro ainda foi o quarto colocado por muito tempo, atrás dos três do pódio, mas caiu de rendimento a partir da sexta volta, sendo ultrapassado pelo outro pelotão perseguidor. Já sem contato com os líderes, o brasileiro não forçou mais e terminou na 13ª colocação, a 2m46s de Schurter.
Luiz Henrique Cocuzzi ficou em 31º e foi o segundo melhor brasileiro da disputa masculina. Ulan Galinski terminou na 38ª colocação.
Disputa feminina
Já no feminino, a melhor brasileira foi Raiza Goulão, que terminou na 31ª colocação, marcando 1h40m56s. Letícia Cândido foi a 40ª, enquanto Hercilia de Souza terminou em 42º. Luma Diniz Carvalho, Aline Simões, Paula Gallan e Stefanye da Silva também terminaram no top-50. Isabella Lacerda, melhor brasileira na Copa Internacional de Mountain Bike na última semana, foi a 51ª.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
A australiana Rebecca Ellen McConnell foi a vencedora, com 1h29m41s. A holandesa Anne Terpstra e a francesa Loana Lecomte ficaram na segunda e terceira colocações, respectivamente. A prova foi marcada por muitas quedas e desistências. A francesa Pauline Ferrand-Prevot precisou abandonar a prova antes do fim.