Encerrando a segunda etapa da Copa do Mundo de mountain bike, Henrique Avancini reencontrou, neste domingo, o circuito de Nové Mesto, na República Tcheca, onde foi campeão e fez história no ano passado. Neste ano, entretanto, o líder do ranking mundial teve maiores dificuldades e terminou apenas na 23ª colocação na prova de cross country olímpico (XCO). Desta forma, ele cai três posições na classificação geral da Copa do Mundo, ficando com 260 pontos. O líder é o holandês Mathieu Van Der Pol, com 570.
Henrique Avancini não largou entre os 10 primeiros, já que ficou em 13º lugar no short track (XCC). O brasileiro se manteve no top 20 nas primeiras voltas, mas já muito longe dos líderes. Ele chegou a ficar fora do top 30 em determinado momento da corrida, mas conseguiu se recuperar para fechar a prova entre os 30 primeiros.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK
O grande campeão foi o britânico Thomas Pidcock, de 22 anos, que brilhou e venceu a prova, colocando um minuto de diferença para Mathieu Van Der Pol. Vale destacar que ele estreou na elite nas Copas do Mundo na semana passada, em Albstadad, e já ficou em segundo lugar no XCC e em primeiro no XCO em Nové Mesto. Já Nino Schurter, principal adversário de Henrique Avancini, ficou em sexto lugar.
Além de Avancini, o Brasil contou ainda com outros três representantes no masculino. Luiz Henrique Cocuzzi foi o segundo melhor do país, ficando em 56º lugar. Guilher Muller foi o 75º colocado e Ulan Galinski, em sua segunda prova na elite, terminou em 96º.
Na etapa passada em Albstad, na Alemanha, Henrique Avancini terminou em 10º no cross country olímpico e em quarto no short track. Agora, a próxima etapa da Copa do Mundo de mountain bike será em Leolang, na Áustria, entre os dias 12 e 13 de junho.
Feminino
Na prova feminina de cross country olímpico da Copa do Mundo de mountain bike, o Brasil contou com duas representantes. A melhor colocação foi a Raíza Goulão, que terminou na 62ª posição, enquanto Jaqueline Mourão ficou apenas no 88º lugar.
A grande campeã foi a francesa Loana Lecomte, com tempo final de 1:25:13. Na segunda colocação ficou Haley Batten, dos Estados Unidos, seguida de Rebecca Mcconnell, da Austría. Pauline Prevot, uma das grandes favoritas, foi a quarta colocada.