Começou nesta sexta-feira (7), o primeiro grande desafio do mountain bike mundial desta temporada com a primeira etapa da Copa do Mundo de mountain bike, disputada em Albstadt, na Alemanha. Disputando a prova de cross country short track (XCC), o brasileiro Henrique Avancini realizou uma belíssima apresentação e fechou o primeiro grande evento da temporada 2021 na quarta colocação, com o tempo de 20 minutos e 48 segundos.
O desafio do dia em Albstadt, na Alemanha, colocou os melhores 40 ciclistas do ranking na pista para a disputa do cross crounty short track, uma disputa numa versão reduzida do percurso e que define a ordem das três primeiras fileiras da largada do evento principal, marcado para o domingo (9). Com a sua quarta colocação , o ciclista brasileiro líder do ranking mundial garantiu a presença na primeira fila no arranque da disputa da prova de cross country olímpico (XCO).
+ Rafael Silva é prata e Brasil leva ainda mais três bronzes em Kazan
A vitória da prova ficou com o holandês Mathieu Van der Poel, que fechou as sete voltas do evento com o tempo de 20m39s. As três primeiras posições foram fechadas com o francês Victor Koretzky, que conseguiu a segunda colocação com 20m41s, e o suíço Nino Schurter, que completou o percurso em 20m42s.
Entre as mulheres, a atual campeã mundial, a ciclista francesa Pauline Ferrand-Prévot, começou a temporada 2021 com o pé direito, ao vencer a prova feminina no cross crounty short track com o tempo de 20m37s. O pódio feminino foi completo com a suíça Linda Indergand, com o tempo de 20m38s, e a britânica Annie Last, com 20m39s.
Henrique Avancini se prepara agora para o evento principal da etapa, a prova de cross country olímpico (XCO), com largada marcada para às 9h15 (de Brasília) do próximo domingo (9). Além do destaque brasileiro, o país ainda estará representado por outros três nomes: Ulan Galinski, Guilherme Muller e Luiz Henrique Cocuzzi. Os dois últimos disputam a segunda vaga do Brasil nos Jogos de Tóquio-2020, e os resultados nas etapas da Copa do Mundo devem definir, então, quem representará o Brasil ao lado de Henrique Avancini no Japão.
A prova
Largando na segunda colocação, Henrique Avancini mostrou uma enorme força na largada e rapidamente assumiu a ponta isolada, liderando toda a primeira volta. Na segunda volta, o brasileiro acabou sofrendo ataques sequenciais e acabou perdendo posições, apesar de se manter no pelotão de frente.
Avancini manteve o ritmo até a quarta volta, quando decidiu partiu ao ataque e voltar a figurar na linha de frente, assumindo a segunda colocação e se aproximando da liderança de Nino Schuter. O brasileiro realizou um novo ataque ao ciclista suíço na volta seguinte, e assumiu a liderança da prova na quinta e antepenúltima volta.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK
A hegemonia de Henrique Avancini voltou a ser combatida na sexta volta, quando o Mathias Flueckiger assumiu a liderança da prova e deixou o brasileiro na segunda colocação. No entanto, a última e decisiva volta mudou bastante o prognóstico do evento. Com todos os ciclistas intensificando o ritmo, o pelotão de frente foi quebrado e Avancini acabou fechando a sua boa prova na quarta colocação.