Foi dada a largada para o Campeonato Brasileiro de Mountain Bike, com as provas do short track (XCC) feminino e masculino. A competição faz parte do MTB Festival, em Mairiporã, São Paulo, e teve novo show do líder do ranking mundial Henrique Avancini, atleta do time Ajinomoto.
É dele! Mais um título do @avancinimtb! Campeão da prova de shor track (XCC) do Campeonato Brasileiro de Mountain Bike. #VaiAvancini pic.twitter.com/CGxWI0VOYW
— Red Bull Brasil (@RedBullBR) October 30, 2020
Com folga, o melhor ciclista do Brasil na atualidade venceu a prova masculina nesta sexta-feira (30) com boa vantagem para os demais competidores, abrindo bastante a partir da metade da prova. José Gabriel Almeida ficou na segunda colocação, seguido de Gustavo Xavier.
“Foi uma disputa bastante intensa. O Short Track foi bastante físico. Com a lama ficou bem mais complicado. Procurei identificar quem estava bem. O Zé (José Gabriel Almeida) e o Gustavo estavam andando bem, com boas respostas quando eu fazia alguma mudança de ritmo,” comentou o campeão brasileiro de XCC após a prova.
Fase histórica
Essa foi a primeira participação de Henrique Avancini em uma prova nacional desde a recente temporada na Europa que lhe rendeu a liderança do ranking mundial da UCI (União Internacional de Ciclismo).
“Nem título nem ranking entram na pista. Se a gente chega aqui e não entrega resultado, a galera esquece o resultado [risos]. Eu sei bem como são essas coisas, tenho que encarar provas com muita seriedade sempre,” avaliou o ciclista.
No começo de outubro, Avancini participou de duas etapas seguidas da Copa do Mundo em Nove Mesto, na República Tcheca. Ele venceu a segunda, na primeira vitória dele em uma etapa do circuito. Na primeira, terminou na quinta colocação.
Após a competição da República Checa, foi realizado o Mundial, na cidade de Leogang, na Áustria. Lá, Avancini terminou na décima colocação após ter problemas na largada e precisar fazer uma prova de recuperação.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK
Henrique Avancini voltará a competir nesse sábado (1º), dessa vez na prova masculina do Cross Country (XCO), prova olímpica. O ciclista é o atual campeão brasileiro nessa categoria.
Feminino
O título feminino do XCC ficou com Giuliana Morgen, que venceu a primeira prova na elite do mountain bike nacional. Raiza Goulão ficou em segundo e Letícia Cândido, campeã brasileira de 2019, em terceiro.
“Muito feliz com o resultado. Durante a prova, eu fui analisando onde elas estavam perdendo sobre mim. Testei e ataquei na hora certa. Acho que treinei em cima disso e acho que deu certo [risos],”avaliou a nova campeã brasileira.
É dela! Prova impecável da Giuliana Morgen, a Giugiu, campeã da prova de short track (XCC) do Campeonato Brasileiro de Mountain Bike. pic.twitter.com/W2YDvsxZTN
— Red Bull Brasil (@RedBullBR) October 30, 2020