Os últimos dias foram de fortes emoções para Henrique Avancini no mountain bike. O brasileiro competiu neste sábado (10) no Mundial de Cross Country, em Leogang, na Áustria, e acabou no 10º lugar. Na semana passada, ele havia vencido as provas de short track e cross country olímpico (XCO) na 2ª etapa da Copa do Mundo da modalidade.
Fato é que Avancini, atleta do Time Ajinomoto, está na elite do mountain bike mundial e que chegará forte na briga por medalhas em Tóquio-2020.
O novo campeão mundial de cross country olímpico é o francês Jordan Sarrou, com 1h25min37s. O suíço Mathias Flueckiger chegou 45 segundos atrás e ficou com a prata. O bronze foi para o francês Titouan Carod.
O suíço Nino Schurter, atual campeão olímpico e que faturou o Mundial em 2019, chegou na nona colocação, 16 segundos à frente de Avancini.
Mais Brasil
Outros quatro brasileiros participaram do campeonato. Guilherme Muller foi o 33º colocado, e Luiz Cocuzzi o 36º. No feminino, Raiza Goulão terminou no 45º lugar, enquanto Letícia Cândido foi a 49ª.
Avancini já foi campeão mundial de mountain bike na categoria maratona (XCM), diferente do cross country olímpico (XCO). Ele venceu a prova em 2018, disputada na Itália e, desta forma, um brasileiro pôde usar a tão sonhada camisa arco-íris do ciclismo pela primeira vez na elite do mountain bike.
A prova
Logo na largada, Avancini teve problemas. Não ficou muito claro, mas parece que vários ciclistas se tocaram logo na primeira curva e o brasileiro perdeu diversas posições.
Na raça e ainda na primeira volta, Avancini conseguiu chegar no grupo perseguidor ao líder Jordan Sarrou e assim se manteve até a quarta volta.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK
Perdendo rendimento, o brasileiro se distanciou da briga pelo pódio e foi caindo na classificação geral do Mundial de cross country. Na quinta volta, ele já não figurava mais no grupo perseguidor ao líder.
Na última volta, alguns pilotos passaram Avancini, inclusive o campeão olímpico Nino Schurter. Longe das primeiras posições, o brasileiro fez uma última volta segura, sem se arriscar muito e fechou sua participação na 10ª colocação geral.