A fina chuva que caía em Nove Mesto durante a abertura da Copa do Mundo de mountain bike acabou atrapalhando o Brasil nesta terça-feira (29). Após chegar a liderar short track, Henrique Avancini, que faz parte do Time Ajinomoto, sofreu um escorregão no meio da prova e precisou realizar uma incrível recuperação para fechar as oito voltas na 12ª colocação.
Terceiro colocado geral na Copa do Mundo do ano passado, Henrique Avancini é apontado como um dos favoritos para esta temporada. Além de um início de ano promissor, o ciclista retornou às provas nas últimas semanas com um ritmo forte e duas conquistas.
Bom começo e escorregão
O atleta começou bem a prova desta terça, na República Checa, e justificava o favoritismo. Largando na segunda posição, o Henrique Avancini se manteve nas primeiras posições até a quarta volta, quando um escorregão fez o atleta se desequilibrar da bike e cair para as últimas posições.
+ ‘A Espera’, novo documentário do principal ciclista brasileiro
A partir daí, o brasileiro precisou fazer uma prova de recuperação. Imprimindo um ritmo forte, conseguiu recuperar boa parte do prejuízo e fechou a prova na 12ª colocação, apenas quatro segundos atrás do vencedor, com um tempo de 20min19s. O resultado garantiu uma melhor posição para Avancini na prova de cross country olímpico, que será disputada na quinta-feira (1º) com acompanhamento ao vivo aqui pelo Olimpíada Todo Dia.
Guilherme Muller e Letícia Cândido
Outro brasileiro da prova masculina, Guilherme Muller largou na penúltima colocação e fez uma bela prova para terminar em 25º lugar, com o tempo de 20 min26s, o que também ajuda na largada do cross-country.
O vencedor da short track foi o mexicano José Geraldo Ulloa, que completou as oito voltas com um tempo de 20min15s. Os franceses Victor Koretzky e Maxime Marotte fecharam o pódio.
Antes da prova masculina, as mulheres encararam a pista de Nove Mesto para a disputa da short track feminina. Numa disputa com menos alternância entre as líderes, a britânica Evie Richards se sobressaiu e venceu com o tempo de 20min52s.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK
As francesas Pauline-Prevót e Loana Lecomte completaram as três melhores colocadas. Única brasileira a disputar a prova, Letícia Cândido fechou a disputa na 37ª posição.
Os ciclistas voltam a competir pela Copa do Mundo de mountain bike na próxima quinta-feira, no cross country olímpico, que é prova mais cobiçada. Além do trio, o Brasil estará representado por Edson de Rezende Junior e Luiz Cocuzzi entre os homens e Raiza Goulão pelas mulheres.