Principal prova de ultramaratona de bike no mundo, a Cape Epic está pronta para dar a largada. Neste domingo (15), o brasileiro Henrique Avancini chega embalado para iniciar a busca pelo título inédito da competição. Ao lado do alemão Manuel Fumic, o atleta olímpico vai encarar oito dias de campeonato, ao extremo, com distância total de 647 quilômetros.
Após conquistar o vice no ano passado, Avancini volta para a África do Sul com o objetivo principal de faturar a prova, que é das competições mais importantes do universo do MTB. E o atleta brasileiro chega forte para a disputa depois de dominar, na última semana, a Copa Internacional de Mountain Bike, etapa de Araxá (MG). O ciclista fluminense venceu os quatros dias de campeonato (provas de contrarrelógio, maratona, short track e cross country olímpico).
“A Cape Epic é uma competição emblemática no mundo do mountain bike. É uma das competições esportivas de grande destaque no mundo dos esportes olímpicos e esportes extremos também. Então, ela tem uma importância enorme na carreira de qualquer atleta”, analisou o brasileiro.
+CONFIRA A TABELA COMPLETA DO BRASILEIRÃO SUB-17
Formato da prova
A Cape Epic é disputada em duplas e, mais uma vez, Avancini terá ao seu lado o atleta alemão Manuel Fumic, parceiro de equipe na Cannondale Factory Racing. Desde 2016, eles competem juntos na prova da África do Sul. Depois de quase alcançar o ouro, no último ano, eles vislumbram o lugar mais alto do pódio.
“Nesse ano, eu disputo a minha última edição ao lado do meu parceiro Manuel Fumic. Nós repetimos a parceira desde 2016, terminamos sempre no top 5: quinta, quarta, terceira e segunda colocações. E a única posição que nos falta é a vitória geral”, disse o brasileiro.
“Estivemos próximos nos últimos três anos, quando vencemos etapas e chegamos a liderar a classificação geral momentaneamente. Crescemos bastante, e diria que a motivação que a gente tem como dupla para essa última oportunidade juntos é maior do que nunca. Então, é desta forma que a gente encara a Cape Epic 2020”, finalizou.