Siga o OTD

Ciclismo Mountain Bike

Bahia recebe principal ultramaratona de Mountain Bike das Américas

Prova mais aguardada no calendário de alguns dos principais ciclistas profissionais de MTB do mundo, a Brasil Ride chega a sua sétima edição, entre 15 e 22 de outubro, com a promessa de fortes e renovadas emoções para os amantes do esporte. Após seis temporadas na Chapada Diamantina, a principal ultramaratona de mountain bike das Américas segue seu projeto de crescimento e agora será realizada na Costa do Descobrimento, no Sul da Bahia. Enquanto Porto Seguro abrigará uma das vilas da competição no distrito de Arraial d’Ajuda, a outra vila ficará na Fazenda Conjunto Boa Vista, em Guaratinga, segundo local de acampamento para os 500 participantes, provenientes de 23 países e 24 estados brasileiros. No sábado (22), mais 1.000 ciclistas juntam-se aos bikers, na realização em paralelo da Maratona XCM Brasil Ride.

“Fomos muito bem sucedidos na Chapada Diamantina durante os seis primeiros anos da Brasil Ride e somos gratos a todos das cidades da região, como Mucugê e Rio de Contas, as duas sedes do evento nas temporadas passadas, e os demais municípios por onde nossa corrida passou, que nos receberam com tanto carinho e braços abertos por um grande tempo”, agradece o fundador da ultramaratona, Mario Roma. “Mas, atendendo aos anseios de alguns de nossos patrocinadores e, também, dos bikers, optamos por mudar o local dessa competição que transforma a vida de cada participante. Estamos convictos de que a região do Sul da Bahia nos receberá muito bem, em mais um grande desafio que teremos pela frente”, completa Mario Roma.

Como de costume, a Brasil Ride terá sete etapas, iniciando com o prólogo na tarde do domingo (16) e encerrando no sábado (22), com a realização, em paralelo, da Maratona XCM Brasil Ride, momento em que outros 1.000 atletas de todo o País sentem o gosto de fazer parte da principal ultramaratona de MTB das Américas. Os ciclistas pedalarão um total de 538,8 km, com a altimetria acumulada de 10.773 metros, entre mar e montanhas. Após Arraial d’Ajuda, a corrida passará ainda por Eunápolis, Itabela e Guaratinga, chegando à região de São João do Sul.

Principais duplas confirmadas – A sétima edição da Brasil Ride seguirá com o alto nível dos últimos anos. Além dos atuais bicampeões, Hans Becking (HOL) e Jiri Novak (CZE), duplas como Tiago Ferreira (POR) e Roel Paulissen, ambos campeões mundiais de Maratona MTB, Hugo Prado e Lukas Kaufmann (SUI), Samuel Porro (ITA) e Alexey Medvedev (RUS), Luis Leão Pinto e Soren Nissen (DIN), Halysson Ferreira e Robson Ferreira também prometem brigar pelo título da principal categoria. As duplas da Trek San Marco, formadas por Samuel Porro (ITA) e Alexey Medvedev (RUS), e Damiano Ferraro (ITA) e Fabian Rabensteiner (ITA), também são apontadas como possíveis surpresas na prova.

Na Ladies, Isabella Lacerda e Letícia Cândido chegam como favoritas, tendo Celina Santos Carpinteiro (POR) e Ivonne Kraft (ALE), dupla campeã em 2010, como principais rivais. Já na Máster, o primeiro campeão olímpico de mountain bike, Bart Brentjens (HOL), vencedor em Atlanta-96, compete outra vez como favorito para buscar seu quarto título consecutivo, ao lado do brasileiro Abraão Azevedo, único ciclista que venceu as seis edições da competição.

Campeões mundiais – Entre os principais ciclistas cotados para tentar acabar com o reinado de Hans Becking e Jiri Novak, está a dupla formada pelo português Tiago Ferreira e o belga Roel Paulissen. Em comum a ambos, o fato de já terem conquistado o título do Mundial de Maratona (XCM) em suas carreiras. Enquanto Tiago é o atual campeão do mundo, após vencer no fim de junho, em Laissac (FRA), e trazer consigo um título da Brasil Ride, seu companheiro Roel foi bicampeão mundial em 2008 e 2009, após obter a prata em 2007 e o bronze em 2006.

Os vencedores da Open – Para quem completa uma edição da Brasil Ride, a camisa de Finisher é um prêmio e tanto para guardar de recordação, devido a toda a dificuldade que envolve o desafio de pedalar por sete dias seguidos, com uma média de 80 km por dia e 1.500 metros de altimetria acumulada na média. Para outros, porém, o título da competição é algo que ficará marcado para sempre em seus vitoriosos currículos, como é o caso de Hans Becking e Jiri Novak, que estarão outra vez juntos na Bahia, em busca do terceiro troféu consecutivo.

Antes deles, outras quatro duplas escreveram seus nomes na história da Brasil Ride, como vencedores da Open: Henrique Avancini e Sherman Trezza (2013), únicos brasileiros a levar o título na categoria principal da ultramaratona; os portugueses Luis Leão Pinto e Tiago Ferreira (2012); o suíço Lukas Kaufman e o alemão Christopher Maletz (2011); e a primeira dupla campeã na história da competição, formada pelos tchecos Robert Novotny e Kristian Hynek.

Atuais duplas campeãs– Outras nove duplas subiram no pódio ao final da sexta edição da Brasil Ride, a última realizada na Chapada Diamantina. Na Ladies, Raiza Goulão e Viviane Favery conquistaram o título inédito em suas carreiras, após chegarem como as principais favoritas. Nas duplas mistas, Simon Gegenheimer (ALE) e Nathalie Schneitter (SUI) venceram e encerraram a hegemonia de Ivonne Kraft (GER), pentacampeã do evento. Já na Máster, Bart Brentjens (HOL) e Abraão Azevedo ganharam pelo terceiro ano consecutivo, garantindo a Abraão o posto de maior campeão do evento, ao triunfar em todas as edições.

Nas disputas das camisas de campeões das Américas, melhor para os brasileiros Henrique Avancini e Wolfgang Soares e para Isabella Lacerda e a norte-americana Nina Baum. Heleno Borges e Paulo Vasconcelos, na Grand Máster, Claudio Van Damme e Marcelo De Oliveira, na Nelore, e o trio Pelotão Perdidas, formado por Ricardo/Mauricio/Luiz, na Corporativa, completam a lista de vencedores da Brasil Ride.

Números da competição – A sétima edição da Brasil Ride proporcionará mais uma vez aos amantes do ciclismo experiências únicas no interior da Bahia. A competição terá duas sedes inéditas, as chamadas Vilas Brasil Ride. A primeira delas, recebendo abertura e encerramento do evento, em Arraial d’Ajuda, e a segunda na Fazenda Conjunto Boa Vista, próxima a Guaratinga, com toda infraestrutura necessária para ciclistas e membros da organização.

Os atletas, estafe, voluntários e membros da organização serão acomodados numa verdadeira cidade montada para 800 pessoas especialmente para a competição. Os números da infraestrutura da competição nas duas sedes impressionam. Serão 10.000 litros de água distribuídos nas sete etapas, 6.300 unidades de fruta, 5.500 refeições servidas, 60 tendas, incluindo duas de 500m2, 700 barracas de dormir, 16.000 metros de fita bump e 47 veículos percorrendo os percursos das provas, entre carros, motos, quadriciclos, ambulâncias e caminhão.

A estrutura na fazenda contará com: restaurante principal dos atletas, onde será fornecido café da manhã e jantar, e também será realizada a premiação do dia, briefing da próxima etapa e a apresentação de fotos e vídeos de cada disputa; lounge Brasil Ride, para descanso e convivência dos atletas; bar e lanchonete para venda de bebidas e refeições rápidas (massa, hambúrguer, açaí, etc); banheiros e chuveiros em contêineres; área de massagem; bike wash, para limpeza das bicicletas; bike park, para guardar as bikes; apoio do Suporte Neutro Shimano; posto médico, ponto de energia elétrica para carregar celular, GPS, câmeras; e ponto de água para consumo.

Programação resumida da Brasil Ride 2016 – 538,8 km – 10.773 metros de altimetria
15/10 – Sábado: entrega de kit atletas em Arraial d’Ajuda
16/10 – Domingo: Etapa 1: Prólogo em Arraial d’Ajuda (21,1 km e 318 m altimetria)
17/10 – 2ª feira – Etapa 2: Deslocamento para o acampamento da Vila Brasil Ride (128 km e 2225 m altimetria)
18/10 – 3ª feira – Etapa 3: Largada e chegada no acampamento (63,5 km e 1.587)
19/10 – 4ª feira – Etapa 4: Largada e chegada no acampamento (85,3 km e 2.963 m altimetria)
20/10 – 5ª feira – Etapa 5: Deslocamento do acampamento da Vila Brasil Ride para Arraial d’Ajuda (134 km e 2.027 m altimetria)
21/10 – 6ª feira – Etapa 6: Percurso XCO em Arraial d’Ajuda (31,8 km e 548 m altimetria)
22/10 – Sábado – Etapa 7: Última etapa do Brasil Ride e Maratona XCM / Festa de encerramento, em Arraial d’Ajuda (75 km e 1.105 m altimetria)

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Ciclismo Mountain Bike