O Iron Biker Brasil 2019, que aconteceu em Mariana, na região Central de Minas Gerais, chegou ao fim com a consagração dos atletas Lukas Kaufmann e Letícia Cândido. Campeões da categoria elite, eles suaram a camisa, enfrentaram muito calor e poeira no desafio deste ano. Depois de liderarem a etapa de sábado (14), neste domingo (15) também fizeram bonito e repetiram a boa vitória do dia anterior. Os dois ciclistas agora carregam o título de tricampeões da prova. Repetindo o sucesso das edições anteriores, o evento recebeu mais de dois mil atletas de 23 estados brasileiros. Foram 30 categorias, entre profissionais e amadores e 160 km de trilhas pelos distritos da cidade mineira.
Suíço lidera de ponta a ponta
Depois de liderar o primeiro dia maratona, no sábado (14), o suíço, naturalizado brasileiro, Lukas Kaufmann confirmou sua força na competição e venceu também a etapa deste domingo (15). Assim como em 2013 e 2014, o atleta, que mora em Belo Horizonte há sete anos, garantiu o lugar mais alto do pódio e sagrou-se tricampeão do Iron Biker.
Kaufmann comentou a prova e elogiou os adversários. “Por ser um percurso mais curto deste domingo, o ritmo também foi mais forte. O nível técnico da competição foi o grande desafio deste ano novamente. Enfim, consegui um bom desempenho, apesar do calor. Foi um prazer poder disputar novamente o Iron. É uma honra poder ganhar”, disse.
Apesar de ter liderado os dois dias de competição, a disputa na categoria elite masculino foi intensa durante a maratona. Kaufmann foi seguido de perto pelos mineiros Halysson Ferreira e Nicolas Machado, que terminaram a competição em segundo e terceiro lugar, respectivamente.
Letícia Cândido faz história no Iron Biker
Letícia Cândido chegou ao Iron Biker com o desafio de se tornar tricampeã da prova. E a mineira de Ouro Branco conseguiu. Ela liderou os dois dias de maratona e cravou o ótimo resultado na competição. “Estou feliz demais, era meu objetivo do ano, depois da lesão que sofri. Treinei muito forte e gostaria de repetir o resultado no ano que vem. Sei que será ainda mais difícil, virão competidores mais fortes. Ser tricampeã me deixa contentíssima”.
Além disso, a atleta destacou a maior participação feminina no Iron Biker e no mountain bike brasileiro. “Ver essa participação crescendo é muito importante e benéfico para o esporte como um todo. E pude ver isso no Iron Biker. Diversas mulheres, de diversos cantos do Brasil”. A baiana Paula Gallan, da cidade de Ituaçú, ficou com o vice na pontuação geral, e catarinense Ana Luísa Penini em terceiro.
Classificação
Quatro cidades dividiram as cinco primeiras colocações nas categorias elite masculino e feminino. Confira abaixo o top 5 da categoria:
Top 5 – Categoria Elite (Masculino)
1º Lukas Kauffmann (Belo Horizonte – MG) – 5h07min
2º Halysson Ferreira (Patrocínio – MG)- 5h10min
3º Nicolas Machado (Patrocínio – MG) – 5h20min
4 – Daniel Zoia (Viçosa – MG) – 5h22min
5 – Diogo Castro (Manhuaçu – MG) – 5h24mun
Top 5 – Categoria Elite (Feminino)
1º Letícia Cândido (Ouro Branco – MG) – 6h21min
2º Paula Gallan (Ituaçú – BA) – 6h33min
3º Ana Luísa Panini (Indaial – SC) – 7h05min
4º Sheila Gomes (Curitiba – PR) – 7h23min
5º Maria Tavares (Lauro de Freitas – BA) – 7h29min