Após conquistar no sábado (20) seu 14º título brasileiro no cross country olímpico de mountain bike (MTB), Henrique Avancini fez a dobradinha e garantiu a medalha de ouro também na maratona. Entre as mulheres, a vitória foi da mineira Letícia Cândido, que também havia sido campeã no cross country olímpico.
Henrique Avancini detém atualmente a camisa de campeão mundial na maratona.
A prova do Campeonato Brasileiro de Maratona contou com percurso de 82 km na região de Mairiporã, na Serra da Cantareira, em São Paulo. Henrique Avancini fez o ataque certeiro na última serra, a cerca de 5 km para o final, quando conseguiu abrir uma vantagem de pouco mais de dois minutos para o vice-campeão, Bruno Lemes, e concluiu a prova em 3h02min46. Completaram o pódio da elite masculina de MTB os ciclistas Sherman Trezza, Gilberto Gois e Edson Rezende, entre a terceira e a quinta colocações.
“Prova bastante pesada fisicamente. Competi ontem, então as pernas estavam pesadas, precisei fazer uma prova um pouco mais paciente e esperar os momentos certos para ir trabalhando os adversários. Consegui me destacar com o Bruno e a menos de 10 km do final consegui fazer uma aceleração no último trecho de trilha e me destacar. Super especial conseguir dois títulos brasileiros em uma festa como essa, faz muito mais sentido, me traz mais alegria”, afirmou Henrique Avancini.
“Hoje estava bastante cansado, então foi realmente desafiador andar com o pelotão de ponta. Mas quando olho à minha volta e vejo esse momento, é incrível. Vim para o Brasileiro para isso, para trazer essa alegria e ao mesmo tempo curtir isso. Fico feliz em ver o nível que os brasileiros estão alcançando. Sempre nos colocamos em uma posição de inferioridade em nível internacional, mas acho que cada vez mais as pessoas veem que é possível andar muito bem. Principalmente fisicamente estamos em um patamar alto, comparado ao nível global”, completou o novo campeão brasileiro de maratona de MTB.
Vice-campeão nacional na modalidade que é a sua especialidade, Bruno Lemes destacou a importância de dividir pódio com o grande nome do mountain bike nacional e ter pedalado ao seu lado por grande parte do percurso da maratona.
“Experiência única competir com o Avancini. Procurei aprender a todo momento. Onde ele atacava, eu ficava esperto. Eu sou um atleta mais de passo e tenho um respeito enorme por ele, mas ataquei em cima dele algumas vezes, fiz a minha prova e me senti muito bem. Uma experiência bastante rica e vou levar isso pro Campeonato Mundial também”, avaliou.
“Já no início nós dois abrimos dos demais atletas, e ficou um atacando em cima do outro. Até pensei em um certo momento da prova que a gente ia chegar e decidir a prova no sprint, mas ele teve um pouquinho a mais no fim, conseguiu se destacar e mostrar porque ele é o campeão mundial. Estou realmente realizado com o resultado. Foi uma pequena vantagem que ele teve e fiquei muito feliz com o meu desempenho”, completou Bruno.
Letícia Cândido no MTB
A mineira Letícia Cândido confirmou neste sábado que vive o melhor momento de sua carreira. Assim como no masculino, Letícia terá o direito de utilizar pelos próximos 12 meses a camisa de campeã nacional em ambas as modalidades, XCO e XCM. Na maratona, ela superou as ciclistas Viviane Favery, Raiza Goulão, Tania Clair e Marcella Toldi, que completaram o pódio, para confirmar o título inédito em sua carreira.
“Para mim foi incrível. Venho em um ritmo de treinamento em que o meu treinador tem me feito sofrer muito. Isso é muito bom, porque quando chegou no quilômetro 40 mais ou menos, comecei a sofrer muito, mas com as mesmas sensações que estou acostumada nos treinos. Aí vi que fazia sentido todo esse trabalho. Sofri bastante porque tinha muita subida longa, subidas inclinadas e no final muitos tops, quase intermináveis, e acredito muito que tudo valeu a pena”, destacou Letícia Cândido.
“É uma prova de que temos que acreditar no processo de treinamento, fazer o que tem que ser feito no dia a dia, é isso que faz a gente ter uma boa performance nas provas. Larguei super tranquila e a fim de me divertir, e deu tudo certo. Ser campeã nos dois dias era um objetivo pessoal, em um trabalho que começou junto com toda a minha equipe. Agora é hora de comemorar os títulos, curtir esse resultado e acho que mereço um descanso pra terminar o resto da temporada”, completou Letícia Cândido.
Top 10 da elite masculina
1-Henrique Avancini – 3h02min46
2-Bruno Lemes -3h05min08
3-Sherman Trezza – 3h11min59
4-Gilberto Gois – 3h12min14
5-Edson Rezende – 3h16min08
Top 5 da elite feminina
1-Letícia Cândido – 3h58min57
2-Viviane Favery – 4h01min29
3-Raiza Goulão – 4h04min29
4-Tania Clair – 4h04min34
5-Marcella Toldi – 4h04min51