Após uma temporada vitoriosa em 2018 na Copa do Mundo de XCO (cross country olímpico) – quarto lugar no geral e campeão na categoria por equipes –, Henrique Avancini se prepara para a primeira etapa desse ano, em prova que será disputada no final de semana (dias 18 e 19), em Albstadt, na Alemanha.
Com um começo de 2019 avassalador, com sete vitórias internacionais, além de um segundo lugar na Cape Epic, o ciclista brasileiro da Cannondale Factory Racing tem boas perspectivas para a primeira etapa da Copa do Mundo mesmo sabendo da dificuldade do circuito. Ano passado o atleta teve problemas nessa etapa e acabou na 17ª colocação, que foi sua pior posição em uma etapa da Copa do Mundo de 2018.
“É um circuito um pouco diferente das demais pistas, com duas subidas e duas descidas mais longas, tudo diferente da maioria das pistas de cross country. Espero fazer uma boa abertura na Alemanha e crescer minha performance ao longo do ano”, disse o atleta brasileiro de 30 anos, atual campeão mundial de XCM (cross country maratona)
Ao lado de Avancini estarão mais uma vez o alemão Manuel Fumic e o francês Maxime Marotte. O trio da Cannondale Factory Racing foi o mais regular da Copa do Mundo de 2018, conquistando o título por equipes. Esse ano, a meta é o bicampeonato.
“Eu e meus companheiros temos como objetivo alcançar o pódio e nos mantermos durante toda competição entre os primeiros. Esse foi o melhor começo de ano que já tive na carreira, bastante expressivo. Tive bons treinamentos que me capacitam a alcançar grandes resultados durante a Copa do Mundo. Acredito que teremos os melhores resultados”, resumiu Avancini, que inicia a competição vestindo a camisa de campeão brasileiro de XCO.
Após a etapa da Alemanha, a equipe Cannondale viajará até a cidade de Nové Mesto, na República Tcheca, para a segunda etapa da Copa do Mundo de MTB. A prova acontecerá nos dias 25 e 26 de maio.