A quinta etapa da Brasil Ride, com 140 km entre Guaratinga e Arraial d’Ajuda, em Porto Seguro, foi de intensidade entre os principais postulantes ao título da nona edição da principal ultramaratona de mountain bike das Américas. O português Tiago Ferreira e o holandês Hans Becking, da DMT Racing Team, venceram nesta quinta-feira (25), mas chegaram colados e no mesmo tempo dos líderes, o brasileiro Henrique Avancini e o alemão Manuel Fumic, da Cannondale Factory Racing, na arena da Brasil Ride, após pedalarem por 5h21min27seg. O pódio do dia teve ainda o russo Alexey Medvedev e o italiano Francesco Failli, da Specialized Itália, completando o percurso em 5h23min46seg.
O dia começou ruim para Tiago Ferreira e Hans Becking, com um furo do pneu dianteiro do português, que saiu à caça do pelotão depois do conserto. No ponto de hidratação do km 78, a estratégia de Ferreira e Becking foi de não parar e seguir em frente, para tentar se distanciar dos concorrentes. No entanto, a fuga foi rapidamente neutralizada pelos perseguidores aos líderes e a decisão ficou para os metros finais, no sprint de chegada.
Com a liderança mantida, Henrique Avancini e Manuel Fumic seguem com pouco mais de um minuto de vantagem e nesta sexta-feira terão etapa favorita, a do cross country olímpico (XCO). “Objetivo era controlar o Tiago e o Hans. Eles tentaram o que podiam, até me surpreendi no km 78 quando atacaram em uma área de apoio e usaram o José Dias, de outra equipe, para auxiliarem ele. Passaram direto, o que mostra um certo desespero. Conseguimos tirar a diferença e controlar a prova. O objetivo era cruzar juntos, de modo seguro. Não tinha sentido e seguimos com a meta de terminar com a camisa amarela daqui dois dias”, comentou Avancini.
Elite feminina
Na luta pela camisa laranja, a disputa foi equilibrada entre as atuais líderes, as espanholas Sandra Santaynes e Anna Ramirez, da Olympia / Estevez Team, e a equipe que ocupa a segunda posição e lidera a competição das Américas, formada pelas brasileiras Viviane Favery e Marcela Toldi, da Cannondale Brasil Women. Após iniciarem em um ritmo controlado, Viviane e Marcela alcançaram a dupla europeia e venceram nos metros finais.
“Fico bem felizes nas etapas de estradões. Viemos com uma dupla mista, Janildes Fernandes e Eriberto Medeiros, e seguramos o ritmo para administrar o gás. No fim chegamos nas espanholas e foi muito legal, porque elas são ótimas companhias”, afirmou Marcella Toldi. “Objetivo era manter a camisa azul clara e não gastar energia a toa. A Mati economizou no início, para me puxar nas estradas de terra. Deu certo. Até o km 40 mantive o ritmo e depois ela forçou. Fomos juntas com as líderes e trabalhamos junto, em ritmo forte. A energia era incrível, um pelotão poderosíssimo de quatro mulheres”, contou Vivi Favery.
Classificação após 5 etapas da Brasil Ride:
Masculino:
1-Henrique Avancini (BRA) / Manuel Fumic (GER) – 18h01min06seg
2-Tiago Ferreira (POR) / Hans Becking (NED) – 18h02min09seg
3-Alexey Medvedev (RUS) / Francesco Failli (ITA) – 18h11min10seg
4-Hugo Prado Neto (BRA) / Roel Paulissen (BEL) – 18h19min38seg
5-Sebastian Fini (DIN) / Martins Blums (LAT) – 18h23min00seg
Feminino:
1-Sandra Santanyes (ESP) / Anna Ramirez (ESP) – 24h34min18seg
2-Viviane Favery (BRA) / Marcella Toldi (BRA) – 25h01min33seg
3-Paula Gallan (BRA) / Franciele Almeida (BRA) – 25h28min20seg
4-Ilda Pereira (POR) / Mayalen Noriega (ESP) – 26h01min20seg
5-Ivonne Kraft (GER) / Agnes Naumann (GER) – 27h04min47seg
As etapas restantes da Brasil Ride 2018:
Etapa 6 – Arraial d’Ajuda – 32,4 km e 664 m de altimetria
Etapa 7 – Arraial d’Ajuda – 43,8 km e 497 m de altimetria