Na etapa de Santiago, no Chile, da Serie A de Caratê, o Brasil segue com chances de conquistar nove medalhas, neste domingo (23). Isso acontece pois Vinicius Figueira está na final da categoria até 67kgs masculina e outros oito atletas brasileiros irão disputar a repescagem de suas respectivas categorias.
Vinicius Figueira fez um primeiro dia de competição perfeito. Diferente de outras lutas, no Caratê as competições são disputadas em dois dias. No primeiro o atleta participa até a semifinal e no segundo dia de lutas são disputadas as finais e a repescagem de cada categoria.
Em seu primeiro dia de lutas, Vinicius começou o dia vencendo o americano Brian Ramrup, por 4 a 1. Na sequência, o brasileiro superou o Mexicano Leonardo Rodriguez, em decisão dos juízes. Nas oitavas de final, Vinicius fez uma luta perfeita e aplicou um placar de 10 a 0 no polonês Jonatan Kujawa. Nas quartas, foi a vez do carateca do Brasil vencer o greco Dionysios Xenos, por 6 a 1.
Na semifinal, o adversário foi Hiroto Gomyo, do Japão. Em confronto extremamente equilibrado, Vinicius Figueira conseguiu a vitória pelo placar mínimo, 1 a 0, se classificando para a decisão da categoria. Nela, o brasileiro terá pela frente Rahman Almasatfa, da Jordânia.
Brasileiros com chance do bronze
Na repescagem, e por tanto ainda com chances de terminar a participação com a medalha de bronze, o Brasil tem oito participantes na Serie A de Caratê em Santiago. Na modalidade, dependendo do momento da competição em que foram derrotados, os atletas disputam a repescagem de um ponto diferente. Por isso, alguns dos brasileiros precisam lutar apenas um confronto enquanto outros, para chegar na medalha, podem ter que passar por cinco.
Os atletas do Brasil que ainda possuem chances que conquistar uma medalha de bronze são:
60kg masculina
Alysson Silva e Patrick Dutra
75kg masculina
Rhuan Fonseca
84kg masculina
Felipe Alberto
50kg feminina
Giovanna Feroldi
55kg feminina
Valéria Kumizaki
61kg feminina
Sabrina Pereira
acima de 68kg feminina
Rafela Silva